Pontífice, de 71 anos, passou por cirurgia para retirar tumor. Procedimento durou 90 minutos e foi concluído com sucesso.
Por Redação g1
O papa Leão XIV foi diagnosticado nesta terça-feira (13) com adenocarcinoma pulmonar, um tipo de câncer no pulmão, informou o Vaticano. O pontífice passou por uma cirurgia e precisou retirar a parte inferior do pulmão direito, onde estava localizado o tumor.
Segundo a nota assinada pelo médico Luigi Carbone e pelo professor Stefano Margaritora, os exames realizados antes da cirurgia já apontavam para o diagnóstico, que foi confirmado durante a operação.
A equipe, composta por mais dois médicos, decidiu retirar o lobo inferior do pulmão de Leão por meio de técnica videoassistida.
A cirurgia durou cerca de 90 minutos, foi concluída com sucesso e não teve complicações. Leão XIV acordou normalmente e voltou ao quarto do hospital, onde se recupera.
A nota não mencionou quais serão os próximos passos do tratamento, e o Vaticano afirmou que, por enquanto, os médicos não estão falando em quimioterapia ou outras terapias, enquanto aguardam os resultados de outros exames.
A Sala de Imprensa do Vaticano destacou que o boletim médico mencionou a remoção “radical” do lobo, indicando que todo o tecido suspeito foi retirado, na expectativa de eliminar eventuais vestígios remanescentes do cânc
Os linfonodos de Leão também teriam sido retirados e examinados para determinar se o câncer havia se espalhado, mas ainda não havia informações sobre os resultados desses testes.
Segundo a agência de notícias Associated Press, médicos tiveram de aplicar uma anestesia geral e realizaram uma biópsia na lesão após a remoção.
O pontífice, de 71 anos, não tem nenhum outro problema de saúde conhecido.
Profissionais de saúde rezaram o terço antes da cirurgia
Médicos rezam o terço antes de cirurgia do Papa Leão XIV
Médicos rezam o terço antes de cirurgia do Papa Leão XIV
A cirurgia teve início após profissionais de saúde rezarem o terço na capela do hospital.
“Vamos nos unir em oração, pedindo ao Senhor que ampare nosso bispo, o papa Leão, e conforte todos aqueles que estão hospitalizados aqui”, disse o vigário de Roma, cardeal Baldassare Reina, durante a oração, segundo fontes da AP.
Papa Francisco antes de cirurgia para retirada de tumor do pulmão. — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Papa Francisco antes de cirurgia para retirada de tumor do pulmão. — Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
O procedimento, revelado no fim de semana pelo próprio papa, foi recomendado após médicos detectarem uma lesão em seu pulmão. O anúncio surpreendeu fiéis durante oração na Praça de São Pedro.
Papa revelou nódulo durante missa
Durante a missa no último domingo (11), o pontífice afirmou que o nódulo foi detectado em estágio inicial e seu crescimento está “bem controlado”. Ainda assim, afirmou o papa, médicos recomendaram a cirurgia para a remoção.
“Queridos amigos, durante alguns exames médicos recentes, os médicos encontraram um nódulo localizado em meu pulmão. Ele foi detectado em um estágio muito inicial e está bem localizado. Os médicos consideram a cirurgia adequada. Seguindo a orientação deles, decidi, portanto, submeter-me a uma operação para removê-lo. A cirurgia já está agendada para os próximos dias. Agradeço pela proximidade espiritual de vocês e confio-me às suas orações”, disse o papa aos fiéis.
O papa Leão XIV cumprimenta o médico Andrea Cambieri ao chegar ao hospital Gemelli para uma cirurgia de retirada de um nódulo no pulmão, em 13 de outubro de 2026. — Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que recuperação do pontífice após a cirurgia deverá levar cerca de uma semana. Por isso, na última segunda-feira (12), o papa cancelou toda a sua agenda de atividades até 20 de outubro. Durante o período de internação, Leão XIV deverá continuar trabalhando a partir do hospital, como já ocorreu com outros pontífices.
👉 De origem norte-americana, Robert Prevost foi eleito papa em maio de 2025, substituindo o papa Francisco, argentino, que morreu em abril do ano passado após uma série de problemas de saúde.
Papa Leão XIV durante oração dominical — Foto: Filippo Monteforte / AFP
Veja no vídeo abaixo o momento em que o papa anuncia ter um nódulo no pulmão:
Papa anuncia que fará cirurgia para retirar nódulo no pulmão
Papa anuncia que fará cirurgia para retirar nódulo no pulmão
LEIA TAMBÉM:
Missa na Basílica de Aparecida pede orações pela saúde do papa Leão XIV durante cirurgia
‘VAMOS REZAR’: Arcebispo de Aparecida faz prece ao Papa Leão XIV em missa na véspera do Dia da Padroeira na Basílica
CNBB SOBRE PAPA: ‘Confiamos à intercessão da Padroeira do Brasil’
Jornalistas aguardamem frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 12 de outubro de 2026. — Foto: Yara Nardi/ Reuters
Papa Leão XIV
Roma
Vaticano
Resumo do dia
De segunda a sábado, as notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.
Inscreva-se e receba a newsletter
Para se inscrever, entre ou crie uma conta Globo gratuita.

Deixe um comentário