Bruno Vilarinho é eleito presidente da Câmara de Teresina pelos 29 vereadores

por Redação·
Compartilhar:

O vereador Bruno Vilarinho (PRD) foi eleito por unanimidade presidente da Câmara Municipal de Teresina para o biênio 2027-2028. O parlamentar recebeu os votos dos 29 vereadores da Casa, após um acordo político que resultou na formação de uma chapa única para a nova Mesa Diretora do Legislativo municipal.

 

A escolha de Bruno Vilarinho encerra as articulações políticas pela sucessão do atual presidente da Casa, Enzo Samuel (PV). Antes da votação, o parlamentar do PRD já havia reunido o apoio de 20 vereadores por meio de um requerimento favorável à sua candidatura.

 

A disputa pela presidência também contou com a candidatura de Gustavo de Carvalho (PT), que chegou a defender uma composição alternativa. No entanto, as negociações entre os parlamentares resultaram em um consenso, com a participação de diferentes partidos na chapa única.

 

Após o resultado, Bruno destacou que a unanimidade representa o início de um processo de aproximação entre os parlamentares. Segundo ele, o diálogo com Joaquim do Arroz (PT), eleito primeiro vice-presidente, foi fundamental para a construção do acordo.

 

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

 

Bruno Vilarinho

 

“Ela foi fruto do diálogo desde o primeiro momento que a gente teve esse diálogo entre eu e o Joaquim. O Joaquim procurou buscar essa consolidação para que a gente tivesse essa harmonia. A gente sempre pregou que aqui não iria haver disputa. A gente conseguiu hoje, eu acho que histórico, pela primeira vez os 29 votos para uma chapa. Isso mostra que a gente está começando a unificar”, afirmou Bruno Vilarinho.

O presidente eleito também afirmou que pretende manter uma relação de diálogo com a Prefeitura de Teresina e com o Governo do Estado. Atualmente, Bruno exerce a liderança do prefeito Sílvio Mendes na Câmara e defendeu a continuidade da análise dos projetos encaminhados pelo Executivo municipal.

 

“Primeiro, todos os projetos do prefeito que ele entende em entregas de resultados, ele pode contar integralmente com o apoio de todos os 29 vereadores desta Casa. No momento estamos ainda até o final do ano à frente da liderança do prefeito, o que nós buscamos foi sempre dialogar dentro de todos os projetos que a prefeitura encaminhou para esta Casa, discutindo nas comissões, ouvindo a opinião de vereadores”, declarou.

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

Projetos para a nova gestão

Entre as prioridades anunciadas por Bruno Vilarinho está a ampliação das ações da Câmara nos bairros de Teresina. O parlamentar afirmou que pretende avaliar os projetos desenvolvidos pela atual gestão, incluindo o Câmara em Ação, para ampliar o atendimento à população.

 

“Nós vamos sentar agora nesses três meses que faltam para chegar até o final do ano. Eu acho da importância dessa eleição ter sido feita hoje, porque a gente tem um tempo de transição para a gente ver os projetos que têm aqui na Câmara, do presidente Enzo, essa Câmara em Ação, que isso é muito bom. Nós vamos tentar ainda mais colocar esse programa da Câmara em Ação mais próximo das comunidades”, explicou.

 

O primeiro vice-presidente eleito, Joaquim do Arroz (PT), afirmou que as negociações para a formação da chapa começaram há seis meses. Segundo ele, o objetivo foi construir um acordo que permitisse a participação de diferentes partidos na direção da Câmara.

 

“Olha, foi muito diálogo, como o Bruno repassou. Faz seis meses que a gente tem trabalhado nessa chapa, nessa chapa de consenso, para que a gente transforme a Câmara mais forte, mais unida e com propósito: melhorar o trabalho para Teresina, que é o grande propósito do vereador”, afirmou Joaquim.

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

 

Joaquim do Arroz

 

Composição da nova Mesa Diretora

A nova direção da Câmara terá Bruno Vilarinho na presidência, Joaquim do Arroz (PT) como primeiro vice-presidente e Carlos Ribeiro (PDT) como segundo vice-presidente. O PT também ocupará a primeira secretaria, com Euzuíla Calisto.

 

A composição ficou definida da seguinte forma:

Presidente: Bruno Vilarinho (PRD)

1º vice-presidente: Joaquim do Arroz (PT)

2º vice-presidente: Carlos Ribeiro (PDT)

1ª secretária: Euzuíla Calisto (PT)

2ª secretária: Ana Fidélis (Republicanos)

3ª secretária: Lucy Soares (MDB)

4º secretário: Carpejane Gomes (Podemos)

1º suplente: James Guerra (Avante)

2º suplente: Samuel Alencar (União Brasil)

Corregedoria Parlamentar: Aluísio Sampaio (PP)

Ouvidoria Parlamentar: Leônidas Júnior (PSB)

A nova Mesa Diretora será responsável pela condução dos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal de Teresina entre janeiro de 2027 e dezembro de 2028.

 

Votação unânime

Os 29 vereadores que votaram favoravelmente à chapa foram Aluísio Sampaio (PP), Ana Fidélis (Republicanos), Bruno Vilarinho (PRD), Carlos Ribeiro (PDT), Carpejane Gomes (Podemos), Daniel Carvalho (MDB), James Guerra (Avante), Deolindo Moura (PT), Dudu (PT), Eduardo Draga Alana (PSD), Euzuíla Calisto (PT), Enzo Samuel (PV), Fernanda Gomes (Solidariedade), Gustavo de Carvalho (PT), Fernando Lima (PDT), Ismael Silva (PP), João Pereira (PT), Joaquim do Arroz (PT), Juca Alves (PRD), Leônidas Júnior (PSB), Lucy Soares (MDB), Luís André (PL), Petrus Evelyn (PP), Roncalli Filho (PRD), Samuel Alencar (União Brasil), Valdemir Virgino (PRD), Venâncio Cardoso (MDB), Zé Filho (PSD) e Zé Neto (PSD).

 

Com o resultado, Bruno Vilarinho comandará o Legislativo municipal pelos próximos dois anos, após uma eleição marcada pela retirada das candidaturas concorrentes e pela formação de um acordo que reuniu todos os vereadores da Câmara.

Foto: Benonias Cardoso/Cidadeverde.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seja o primeiro a comentar.

[previsao_tempo]