Diário do Sambito

Município de Inhuma-PI é destaque no curso de capacitação de “Inspeção Animal ” do Vale do Sambito .

Na última semana, o Território de Desenvolvimento Vale do Sambito recebeu um curso de capacitação técnica para os Serviços de Inspeção Animal (SIM). O curso, realizado em Teresina-PI entre os dias 13 e 15 de setembro, teve presença de médicos veterinários, técnicos agrícolas e agropecuários, que ensinaram todos os procedimentos adequados para a devida inspeção animal nos abatedouros.

A cidade de Inhuma-PI foi representado por Pedro José Isidorio Lopes Sousa que é responsável pela organização da equipe de inhuma. Como técnico em agropecuária e auxiliar técnico de inspeção municipal.

O município de Inhuma-PI , hoje é o município piauiense mais adiantado para implementar o serviço de inspeção municipal,garantindo alimentos de qualidade para população inhumense e logo poderemos fazer compra da carne do próprio município para a alimentação escolar, pois o município tem produtos inspecionado por médicos veterinário de acordo com a legislação vigente.

O evento, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito e pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), contou com doze representantes dos municípios de Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras e Novo Oriente do Piauí.
No curso foram debatidas questões de como deve funcionar a inspeção nos abatedouros, com explanações quanto aos equipamentos de proteção individual adequados para os funcionários e os cuidados na hora do abate nos currais, bem como o armazenamento nas câmaras frias e o consequente transporte das carnes aos mercados. Além disso, foram explicadas as legislações vigentes que precisam ser cumpridas durante todo o processo.
Para Lidiane Veloso, presidente do Conselho Territorial do Vale do Sambito, “o curso foi uma conquista muito esperada, pois possibilitou dar a devida dimensão para a agricultura do nosso território, com o desenvolvimento da cadeia animal”.
A capacitação contou com dois momentos. O primeiro foi a apresentação da parte teórica por parte dos fiscais agropecuários Marcus Veloso e Jefferson Carvalho. Já o momento prático foi realizado e supervisionado na empresa Piauí Frigorífico, onde foram mostradas todas as etapas do processo de inspeção, com certificado emitido pela ADAPI.
TREINAMENTO VALE DO SAMBITO SET 2021 relação para terezina OFÍCIO 010 2021 Curso Selo Sim
Fonte: Pedro Lopes