Município de Inhuma-PI é destaque no curso de capacitação de “Inspeção Animal ” do Vale do Sambito .

Na última semana, o Território de Desenvolvimento Vale do Sambito recebeu um curso de capacitação técnica para os Serviços de Inspeção Animal (SIM). O curso, realizado em Teresina-PI entre os dias 13 e 15 de setembro, teve presença de médicos veterinários, técnicos agrícolas e agropecuários, que ensinaram todos os procedimentos adequados para a devida inspeção animal nos abatedouros.

A cidade de Inhuma-PI foi representado por Pedro José Isidorio Lopes Sousa que é responsável pela organização da equipe de inhuma. Como técnico em agropecuária e auxiliar técnico de inspeção municipal.

O município de Inhuma-PI , hoje é o município piauiense mais adiantado para implementar o serviço de inspeção municipal,garantindo alimentos de qualidade para população inhumense e logo poderemos fazer compra da carne do próprio município para a alimentação escolar, pois o município tem produtos inspecionado por médicos veterinário de acordo com a legislação vigente.

O evento, organizado pelo Conselho de Desenvolvimento Territorial do Vale do Sambito e pela Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (ADAPI), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), contou com doze representantes dos municípios de Elesbão Veloso, Inhuma, Pimenteiras e Novo Oriente do Piauí.
No curso foram debatidas questões de como deve funcionar a inspeção nos abatedouros, com explanações quanto aos equipamentos de proteção individual adequados para os funcionários e os cuidados na hora do abate nos currais, bem como o armazenamento nas câmaras frias e o consequente transporte das carnes aos mercados. Além disso, foram explicadas as legislações vigentes que precisam ser cumpridas durante todo o processo.
Para Lidiane Veloso, presidente do Conselho Territorial do Vale do Sambito, “o curso foi uma conquista muito esperada, pois possibilitou dar a devida dimensão para a agricultura do nosso território, com o desenvolvimento da cadeia animal”.
A capacitação contou com dois momentos. O primeiro foi a apresentação da parte teórica por parte dos fiscais agropecuários Marcus Veloso e Jefferson Carvalho. Já o momento prático foi realizado e supervisionado na empresa Piauí Frigorífico, onde foram mostradas todas as etapas do processo de inspeção, com certificado emitido pela ADAPI.
Fonte: Pedro Lopes

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here