Marina Silva assina compromisso de políticas para a primeira infância e promete ‘todas as crianças na sala de aula’

Por Gustavo Garcia, G1, Brasília

A candidata da Rede à Presidência, Marina Silva, durante agenda de campanha no Distrito Federal (Foto: Gustavo Garcia)

 

A candidata da Rede à Presidência da República, Marina Silva, participou nesta quinta-feira (23) de um evento sobre políticas para a primeira infância. O ato ocorreu em uma escola no Gama, Distrito Federal.

No evento, Marina Silva assinou um termo em que se compromete a adotar uma série de medidas voltadas para crianças de 0 a 6 anos, caso eleita em outubro. A candidata informou que já havia assinado o documento eletronicamente no dia 13 de agosto.

O termo de compromisso é uma iniciativa da Rede Nacional Primeira Infância, uma organização da sociedade civil.

No local, Marina Silva assistiu a apresentações de uma orquestra formada por alunos do Projeto Cordas do Gama e também de um coral de estudantes. Marina também visitou as dependências da escola e tirou fotos com alunos de uma turma de artes marciais.

Antes das apresentações, Marina discursou aos presentes e disse que a educação, especialmente na primeira infância, será “prioridade” em seu eventual governo.

“Agradecer a Deus, agradecer a honra do convite para estar nesta tarde nesta escola para firmar o meu compromisso com a educação de qualidade, com a primeira infância, que está no nosso governo como prioridade, o nosso compromisso com o ensino fundamental, médio. Nós sabemos que o que faz a diferença na vida de uma pessoa é a educação, e é ela que gera a igualdade de oportunidade”, disse a candidata.

“Somos o produto das coisas boas que fazemos com aquilo que aconteceu com a gente. Se eu fosse produto das coisas ruins, eu nem estaria aqui”, afirmou, em outro momento.

Ainda durante o discurso no evento, Marina Silva disse que terá compromisso com creches e escolas em tempo integral.

“Temos compromisso com a creche de tempo integral, a escola de tempo integral, para que nenhuma criança termine a alfabetização sem estar alfabetizada, para que nenhum jovem do segundo grau se forme sem saber interpretação de texto”, complementou Marina.

A candidata também se comprometeu a, se eleita, colocar “todas as crianças na sala de aula” e criar condições para todos os jovens até 19 anos conseguirem “diploma de segundo grau”.

“Nosso compromisso é: todas as crianças na sala de aula, com aprendizado adequado, todo jovem com diploma de segundo grau até 19 anos, sabendo ler e interpretação de texto e fazer operações matemáticas”, afirmou.

Questões de gênero nas escolas

Marina Silva foi questionada sobre a discussão de questões de gênero dentro das escolas. A candidata afirmou que, no sistema de ensino, devem ser debatidos assuntos que melhorem as relações das pessoas com elas mesmas, com outro alunos e com a natureza.

“Isso deve ser feito sem nenhum tipo de proselitismo, de nenhuma natureza, nem político, nem religioso, ou de qualquer natureza”, afirmou.

Professores

Em entrevista a jornalistas, Marina Silva defendeu professores “bem treinados e remunerados” para que se tenha um ensino de qualidade.

“Precisamos de mais recursos para a educação, melhor gestão desses recursos, plano de carreira para os professores, uma remuneração justa para professores, escolas adequadamente equipadas e educação de tempo integral”, disse.

Drogas e aborto

Marina Silva disse ser contra a ampliação das hipóteses de aborto legal e contra a legalização das drogas, mas que temas “com essa complexidade” devem ser tratados por meio de consultas à população.

“Deputados são eleitos para representar e não substituir [a sociedade]. Nas democracias evoluídas, temas polêmicos são tratados por plebiscitos”, disse.

Lula

Marina afirmou que cabe à Justiça Eleitoral decidir sobre a participação de Lula em programas eleitoras, mas afirmou que a legislação diz que quem está condenado em segunda instância “não pode ser candidato”.

“A Justiça vai tomar sua posição, observando o que é coerente com a lei”, disse.

globo.com

 

 

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here