APAAS emite note de esclarecimento sobre Programa Nacional “Viver sem Limites”,confira nota;

Em atenção à imprensa e à sociedade, em virtude de notícias veiculadas nessa quarta-feira (04), a direção da APAAS vem esclarecer que:

A) A APAAS faz parte do Programa Nacional “Viver Sem Limites”, do Plano Estadual da Pessoa com deficiência, com planejamento e pactuação de várias instâncias de gestão e de participação popular no âmbito do SUS do Estado e dos municípios. A partir de dados do Censo IBGE de 2010 e da aproximação com a realidade local, foram constatados a existência de pessoas com deficiência (demanda) nos 70 (setenta) municípios que compõem os atendimentos realizados pela APAAS, tudo devidamente documentado.

É inquestionável a utilidade pública da APAAS. Antes da sua instalação, os reabitandos tinham que se deslocar ao município de Teresina-PI o que inviabilizava a continuidade e regularidade do tratamento.

C) Ao longo desses 05 (cinco) anos de funcionamento, a APAAS tem prestado com qualidade e regularidade atendimentos à população de mais de 70 municípios da microrregião de Picos que necessitam de reabilitação motora, visual, auditiva e neurológica.

D) A APAAS conta com equipe de profissionais capacitados, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais e vem promovendo mais acessibilidade e qualidade de vida para pacientes com deficiência.

E) Esclarece ainda que o descredenciamento do Hospital Regional Justino Luz para realizar serviço de reabilitação ocorreu ainda em 2015, possivelmente em razão daquele hospital já se encontrar com o demasiado acúmulo de serviços de urgência, emergência e maternidade e ainda ser o único hospital público da região, consoante será apresentado em momento oportuno.

F) Trata-se de investigações preliminares com medidas cautelares de busca e apreensão sem que tenha havido qualquer objeção da diretoria em prestar quaisquer informações à policia ou à justiça.

G) Ainda não foi oportunizado o direito constitucional à defesa, não sabendo formalmente do que se trata a investigação e os termos de acusação.

H) Impende ressaltar que o processo de auditoria do TCU com relação a existência de demandas e atendimentos pelas Clínicas habilitadas como CER sequer fora concluído, encontrando-se ainda em fase de instrução, sendo perplexamente açodadas quaisquer ilações nesse sentido.

I) Por fim, vem avisar a todos os pacientes e familiares que não houve qualquer suspensão nos atendimentos, estando a equipe de profissionais trabalhando diariamente para melhor atender às necessidades das pessoas com deficiência.

A direção da APAAS

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here