Vereador Babá toma posse na vaga de Marielle Franco

Vereador Babá em passeata – Reprodução página do Psol no Facebook

RIO – A posse do vereador João Batista Oliveira de Araújo, o Babá, que era suplente de Mariele Franco, assassinada a tiros no dia 14 deste mês, aconteceu nesta segunda-feira 12h, em uma ato discreto, fechado, na presidência da Câmara dos Vereadores. A pedido de Babá, não houve cerimônia. Ele chegou à Câmara pouco antes do meio-dia e não falou com a imprensa. Nem mesmo os jornalistas da TV Câmara puderam registrar o momento, a pedido do próprio politico.

De acordo com funcionários da Casa, Babá está muito abalado e comentou que não tem clima para cerimônias. Ele estaria, inclusive, relutando em ocupar o gabinete que pertenceu a Mariele. Ele ainda está avaliando em que sala vai se instalar. Não há nenhuma movimentação de militantes nem de outros vereadores do PSOL na porta da Câmar

Babá fez sua carreira política em Belém, onde foi eleito vereador, deputado estadual e federal. Nascido na pequena cidade de Faro, no Pará, ele, os pais e os 16 irmãos moraram ainda em Parintins, no Amazonas, por dois anos. Aos 13 anos, Babá e a família foram de barco para Belém. O apelido foi dado na infância pelos irmãos.

A vida pública começou no início dos anos 1980, quando foi convidado por amigos para participar de uma assembléia de sindicatos que decidiria sobre uma greve nacional de professores. Naquela época, Babá já era professor da Universidade Federal do Pará. Depois, tomou gosto pela política e disputou uma vaga para Câmara dos Vereadores pela primeira vez, em 1988.

Em 2003, Babá foi expulso do PT devido a divergências com políticas do governo Lula. Juntamente com outros ex-integrantes da legenda, ajudou a fundar o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e, desde então, recebeu a missão de fortalecer o partido no Rio. Morador da Tijuca, Babá faz mestrado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Em 2006, foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu. Na legislatura passada, não conseguiu se eleger e só assumiu o mandato em 2015, quando Eliomar Coelho tomou posse como deputado estadual.

globo.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here