TSE julga nessa terça-feira, ação dos vereadores de Valença

Ministro do TSE Sérgio Banhos

Depois de mais de dois anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pode concluir nessa terça-feira  (21), o julgamento do recurso impetrado pelos vereadores das coligações Compromisso Com Valença I e II, referentes as eleições municipais de 2016 em Valença.

O processo era para ter sido concluído em março, mais o ministro Edson Fachin pediu vistas após o voto do ministro relator Jorge Mussi, que votou contra os vereadores. As duas coligações foram acusadas de fraudarem as eleições de 2016 ao desobedecerem a Lei de Cotas de Gêneros, a qual estabelece que 30% das vagas sejam preenchidas por mulheres.

As duas coligações até preencheram as vagas destinadas as mulheres, mas no decorrer da campanha ficou comprovada que parte dessas mulheres não registraram nenhuma atividade política em seu favor.

Para essa quinta-feira há duas expectativas, a primeira é pela conclusão do processo que gera um clima de insegurança e sua conclusão cessaria essa discussão, tendo em vista que caso sejam inocentados os seis vereadores eleitos Nonatim Soares, Ariana Rosa, Fatima Caetano, Leonardo Nogueira Stênio Rommel e Benoni Sousa podem enfim planejar suas ações políticas para 2020.

A outra expectativa é para a posição do novo ministro do TSE Sérgio Banhos (foto), que tomou posse na última quinta-feira (16) no lugar do ministro Admar Gonzaga. A questão e para saber se o ministro votará normalmente ou se pedirá vistas, uma vez, que entrou na corte a menos de uma semana. A sessão começa às 09h da manhã.

Fonte: V1

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here