Saiba se está no primeiro lote de restituição do IR 2022

Dinheiro cai na conta na próxima terça-feira (31); primeiro lote vai contemplar 3.383.969 contribuintes.

ECONOMIA | Sophia Camargo, do R7

Lote beneficia contribuintes com prioridade, como idosos e pessoas com deficiênciaEDU GARCIA/R7 – 26.04.2022

 

A Receita Federal liberou na manhã desta terça-feira (24) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Este lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores.

 

De acordo com o Fisco, 3.383.969 contribuintes vão receber R$ 6,3 bilhões nesta fase de pagamentos.

CONFIRA SE VOCÊ ESTÁ NO 1º LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IR

 

Os contemplados neste primeiro lote receberão a grana, na conta bancária cadastrada, já na próxima terça-feira (31), data final também para a entrega da declaração do IR 2022.

 

Como acontece todos os anos, o primeiro lote da restituição é destinado aos contribuintes que têm prioridade legal, sendo 226.934 contribuintes idosos acima de 80 anos, 2.305.412 contribuintes entre 60 e 79 anos, 149.016 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e 702.607 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Veja como consultar a restituição

 

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deverá acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.

 

A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC. Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

 

Pagamento da restituição

 

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo portal do Banco do Brasil ou ligando para a central de relacionamento do banco pelos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá pedir novamente o pagamento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here