Robert Rios determina suspensão de projetos culturais da prefeitura de THE

Em reunião no Palácio da Música, nesta terça-feira (11), a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves, através do seu presidente Scheyvan Lima, cumprindo determinação dada pelo vice-prefeito Robert Rios, informou o cancelamento do contrato de gestão com a OS da Orquestra Sinfonia de Teresina e OS dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina.

Com a medida ficam descontinuados os seguintes projetos da Prefeitura Municipal de Teresina: Orquestra Sinfonia de Teresina, Balé da Cidade de Teresina, Banda 16 de Agosto, Orquestra Sanfônica Seu Dominguinhos, Projeto Banda Escola, Projeto Orquestra Escola, Projeto Violão nas Escolas, Aulas de sanfonas, violão e guitarra realizadas no Palácio da Música. Aulas de teatro, dança e música realizadas no Teatro do Dirceu, Teatro do Boi, Céu das Artes Sul e Norte.

A informação recebeu diversas críticas por parte de artistas de vários segmentos culturais de Teresina.

O Conselho Municipal de cultura disse que não foi comunicado sobre a decisão do vice-prefeito. Sheyvan disse em entrevista que essa é uma decisão administrativa e que não cabe a autorização do conselho municipal.

Em nota a FMC informou que “não existe nenhuma possibilidade dos projetos serem extintos, pois beneficiam diretamente e indiretamente dezenas de teresinenses e se trata de um leque de patrimônio imaterial da cidade, construído com muito esforço e parte inseparável da história de nossa capital”.

Veja nota na íntegra.

Sobre o suposto fim de projetos culturais desenvolvidos na cidade, informação divulgada na tarde desta terça-feira (11/05) nas redes sociais e na imprensa, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves , vem a público esclarecer que não existe nenhuma possibilidade dos projetos serem extintos, pois beneficiam diretamente e indiretamente dezenas de teresinenses e se trata de um leque de patrimônio imaterial da cidade, construído com muito esforço e parte inseparável da história de nossa capital.

O que ocorrerá de verdade?

Apenas o fim de intermediários na contratação destes profissionais, ou seja, o fim de contratos com ongs e associações. Isso irá gerar uma economia direta aos cofres públicos, criando ainda a possibilidade do aumento de profissionais contratados nas mais diversas áreas da cultura.

A Fundação Municipal de Cultura esclarece ainda que é preciso ter cuidado com as fakenews, pois elas acabam colocando em risco o direito do cidadão de ter acesso a verdade. Para qualquer dúvida relacionada a cultura o cidadão poderá acessar o site cultura.teresina.pi.gov.br ou as redes sociais da instituição.

R10

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here