Quais são os desafios para a China no confinamento de Xangai?

Política de Covid zero é eficaz a curto prazo, mas começa a causar transtornos para o maior centro financeiro do país asiático

 

INTERNACIONAL | Lucas Ferreira, do R7

Ruas de Xangai, a maior cidade da China, estão vazias após medidas de confinamentoREUTERS – 26.4.2022

 

Nas últimas semanas, as 26 milhões de pessoas que moram em Xangai, o maior centro financeiro da China, vivem uma dura política de confinamento para controlar o novo surto de Covid-19 na grande potência industrial da Ásia. O município chegou a registrar 3.594 casos da doença em um único dia.

 

Como principal medida de combate ao novo coronavírus, os chineses implementaram, desde o início da pandemia, períodos de confinamento em cidades que sofriam surtos da doença. Apesar de eficaz, o lockdown de milhões de pessoas tem um grande número de problemas.

O professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Mario Dal Poz, que trabalhou por 12 anos junto à OMS (Organização Mundial da Saúde), explicou em entrevista ao R7 que o confinamento em massa é uma resposta apenas no curto prazo.

 

“Essa medida tem muita eficácia a curto prazo, mas a médio e longo prazos tem problemas importantes. Ela precisaria ser associada com outras medidas. A associação imediata que eles fazem desde o início é testagem. Testagem em massa. Essa é a única maneira de identificar os casos”, afirma Dal Poz.

Forçar milhões de pessoas a ficarem em casa durante semanas é um grande desafio. Uma das maiors dificuldades das autoridades chinesas é criar uma logística para a entrega de alimentos e outros artigos de necessidade básica a todos que estão vivendo em isolamento.

 

Dal Poz destaca que as duras medidas adotadas na cidade impactam a economia da China e, por consequência, o comércio no mundo. “Xangai é um centro comercial internacional importante de circulação de mercadorias, e já se começa a ter consequências globais.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here