Prefeitura de Inhuma-PI concluiu a realização do Programa JEPP,veja como foi;

A Prefeitura Municipal de Inhuma,através do prefeito Elbert Holanda e através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e em parceria com o Sebrae, realizaram a formação do programa  JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, cujo objetivo é proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas escolas, durante os nove anos da educação básica.

Após assinatura do termo de adesão entre a Prefeitura e o Sebrae Piauí, os professores da rede municipal de ensino receberam uma capacitação e vão realizar o JEPP de agosto a dezembro do corrente ano nas escolas da rede municipal.
A formação JEPP ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação entre os dias 03/08 a 06/08 para professores dos anos iniciais e nos dias 09/08 a 11/08 para professores dos anos finais.

Voltado para estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, o JEPP ensina a prática do comportamento empreendedor e assim as crianças e adolescentes aprendem a planejar e organizar uma ação empreendedora ( montar um negócio, uma empresa), por meio de um plano de negócios. Os temas tratados em cada ano são:

✔ 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
✔ 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
✔ 3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
✔ 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
✔ 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de core
✔ 6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
✔ 7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
✔ 8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
✔ 9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

O JEPP também aborda temas transversais ao longo dos nove anos de curso que são: cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossuntentabilidade, ética e cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações no conteúdo, dos exercícios propostos, dos produtos e serviços sugeridos para adequá-lo à realidade local, à realidade das famílias e à realidade do novo ensino híbrido.
Por meio de atividades lúdicas, o JEPP sensibiliza professores e alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras como agora na pandemia, preservando o meio ambiente e valorizando a sustentabilidade.
Com esse curso, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, espera-se propiciar aos alunos condições para que desenvolvam competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, tais como:

●   Conhecer características do comportamento empreendedor;
●   Posicionar-se de maneira autônoma diante de situações que estimulem o seu perfil empreendedor;
●   Valorizar a cultura local;
●   Respeitar o processo de desenvolvimento sustentável;
●   Tomar decisões para alcançar objetivos comuns;
●   Gerenciar de forma consciente sua própria existência.

Nesse contexto, o professor tem papel de extrema importância, porque será o mediador entre a teoria empreendedora proposta e os alunos, auxiliando na concretização da visão empreendedora.

“Educação não transforma o mundo, educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo.”
(Paulo Freire).

Fonte: ASCOM

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here