Prefeitura de Inhuma faz parceria com Sebrae na formação do programa JEPP.

A Prefeitura Municipal de Inhuma-PI  através do prefeito Elbert Holanda e o Sebrae, em parceria, realizaram a formação do programa JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, cujo objetivo é proporcionar o debate, o estudo e a prática do empreendedorismo nas escolas, durante os nove anos da educação básica.

Após assinatura do termo de adesão entre a Prefeitura e o Sebrae Piauí, os professores do município foram capacitados e vão realizar o JEPP de agosto a dezembro do corrente ano.

Voltado para estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental, o JEPP ensina a prática do comportamento empreendedor e assim as crianças e adolescentes aprendem a planejar e organizar uma ação empreendedora ( montar um negócio, uma empresa), por meio de um plano de negócios. Os temas tratados em cada ano são:

 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas
 2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais
 3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos
 4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos
 5º ano do Ensino Fundamental: Sabores de core
 6º ano do Ensino Fundamental: Ecopapelaria
 7º ano do Ensino Fundamental: Artesanato sustentável
 8º ano do Ensino Fundamental: Empreendedorismo social
 9º ano do Ensino Fundamental: Novas ideias, grandes negócios

O JEPP também aborda temas transversais ao longo dos nove anos de curso que são: cultura da cooperação, cultura da inovação, ecossuntentabilidade, ética e cidadania. A metodologia é semiaberta, ou seja, permite que o professor faça adaptações no conteúdo, dos exercícios propostos, dos produtos e serviços sugeridos para adequá-lo à realidade local, à realidade das famílias e à realidade do novo ensino híbrido.
Por meio de atividades lúdicas, o JEPP sensibiliza professores e alunos a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras como agora na pandemia, preservando o meio ambiente e valorizando a sustentabilidade.
Com esse curso, Jovens Empreendedores Primeiros Passos, espera-se propiciar aos alunos condições para que desenvolvam competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, tais como:

• Conhecer características do comportamento empreendedor;
• Posicionar-se de maneira autônoma diante de situações que estimulem o seu perfil empreendedor;
• Valorizar a cultura local;
• Respeitar o processo de desenvolvimento sustentável;
• Tomar decisões para alcançar objetivos comuns;
• Gerenciar de forma consciente sua própria existência.

Nesse contexto, o professor tem papel de extrema importância, porque será o mediador entre a teoria empreendedora proposta e os alunos, auxiliando na concretização da visão empreendedora.

O prefeito Elbert Holanda acompanhou toda equipe de gestão do programa e festejou mais uma conquista pro município.

Vejam fotos dos duas correntes a realização do programa JEPP no município de Inhuma-PI.

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here