Pimenteiras terá unidade da APAE implantada no município ainda este ano, informa prefeita Lúcia Lacerda.

Na manhã desta quarta-feira (29) foi realizada, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Pimenteiras (PI) uma reunião de esclarecimento que tratou sobre a implantação de uma unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) no município. A associação, além de pais e amigos dos excepcionais, une toda a comunidade na busca de prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (PcD).

O encontro desta quarta-feira contou com a participação de pais, ativistas, membros da comunidade, além de autoridades como a prefeita municipal, Lúcia Lacerda, a presidente da Câmara Municipal, Janaína Lacerda, o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDE), Zé Carvalho, a  presidente estadual da Federação das APAES do Piauí, Keyla Santana, dentre outras. A pauta discutida foi a implantação da APAE em Pimenteiras. Segundo informou a prefeita Lúcia Lacerda, em conversa com o Mestiço News, as tratativas avançaram e ficou decidido entre as partes que Pimenteiras receberá uma unidade da APAE ainda este ano.

Expressando sua alegria pela conquista, a prefeita Lúcia afirmou que considera essa uma das grandes marcas de sua gestão, haja vista que, segundo ela, uma das prioridades do seu mantado é fazer uma Pimenteiras mais inclusiva.

“Vocês não imaginam o tamanho da minha felicidade. Já está concretizado: a APAE em Pimenteiras já é uma realidade. Em novembro os trabalhos já serão implantados. Já estamos nos mobilizando para organizar o local onde a sede da associação será instalada. Estou em uma felicidade total”, comemorou a prefeita.

Prefeita de Pimenteiras (PI) Lúcia Lacerda – (Foto: Yelle Soares)

Nossa reportagem conversou, também, com o presidente do COMUDE, Zé Carvalho. Segundo o presidente, a conquista da implantação da APAE em Pimenteiras é de suma importância para as PcD’s porque as coloca em evidência, possibilitando-lhes a inclusão, a valorização e a dignidade humana.

“O sonho de implantar uma APAE em Pimenteiras já é uma realidade. Todos os órgãos abraçaram a causa. Na reunião de hoje tivemos a presença de membros do Poder Legislativo, da nossa prefeita Lúcia, de ativistas, pais, educadores e muitos outros membros da sociedade. A APAE realmente chegou em Pimenteiras. A partir de agora estaremos apenas cumprindo alguns trâmites para a regulamentação. Já estamos com toda a documentação para a formalização da implantação da associação aqui no município. Os documentos nos foram entregues pela própria presidente da federação estadual, Keyla Santana“, pontuou Zé Carvalho.

Presidente do COMUDE, Zé Carvalho (Foto: Arquivo pessoal)

Entre o público ativista pelos direitos das PcD’s a notícia da chegada da APAE em Pimenteiras foi recebida com muita alegria. Nossa reportagem conversou, ainda, com a professora Joana Darc, uma das mais conhecidas ativistas pelos direitos das PcD’s do município. A professora pontuou que a APAE possibilitará, entre outras funções, o apoio às famílias e às PcD’s, que terão a oportunidade de receber toda a assistência necessária para uma melhor qualidade de vida.

“A implantação da APAE em Pimenteiras será uma realização de um sonho de muitas pessoas, especialmente das famílias que têm filhos ou parentes com deficiência. Como é de conhecimento de todos, Pimenteiras tem uma porcentagem considerável de pessoas com deficiência e até pouco tempo não existia no município um órgão ou entidade específica para esse público. Hoje já podemos contar com a Coordenação responsável pela articulação de políticas públicas destinadas às PcD’s, com o COMUDE que tem a função de acompanhar e avaliar o desenvolvimento dessas políticas para inclusão nos diversos setores como educação, saúde, trabalho, assistência social e, em breve, com a APAE que irá trazer, entre outras medidas, o apoio às famílias e às PcD’s, que terão a oportunidade de receber toda a assistência necessária para uma melhor qualidade de vida. Enfim, para mim como mãe e como pessoa que defende e luta pela garantia de direitos das pessoas com deficiência, é um grande presente e aproveito a oportunidade para agradecer à gestão pela dedicação e trabalho que tem desenvolvido para esse segmento e convidar toda a população de Pimenteiras para conhecer, valorizar e contribuir com todas as ações de inclusão porque, assim, todos contribuirão para uma sociedade mais justa”, ressaltou a professora.

Professora Joana Darc, ativista pelos direitos das PcD’s ao lado dos filhos – (Foto: Arquivo pessoal)

Durante a visita a Pimenteiras, a presidente estadual das APAE’s, Keyla Santana, fez agradecimentos e deixou um recado à população do município reforçando que a associação está comprometida em fazer valer o que ficou acordado após o encontro desta quarta.

Levando-se em conta a importância social que APAE tem no que se refere à inclusão, o respeito e valorização das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, Pimenteiras dá um grande passo e, sem sombra de dúvidas, não somente para o público que será alcançado pela associação, mas para toda a população pimenteirense.

Fonte: Mestiço News

Fotos: ASCOM

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here