Pesquisa confirma vitória de Marcelo Costa em Valença com 70,71% dos votos válidos

A nova pesquisa divulgada nesta sexta-feira (20) pelo Instituto Idealize reforça a posição consolidada do atual prefeito de Valença do Piauí, Marcelo Costa (PP), como favorito para a reeleição, apontando uma liderança confortável na corrida eleitoral. Além da intenção de votos, o levantamento também mediu a rejeição dos candidatos e a percepção da população sobre a gestão municipal.

 

Faltando menos de vinte dias para as eleições de 6 de outubro, Marcelo Costa aparece com 70,71% das intenções de votos válidos na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores. Esse número reflete uma expressiva vantagem sobre seus adversários. Na segunda posição, aparece o candidato Leonardo Nogueira (PT) com 21,76% das intenções de voto, seguido por Kássio Gomes (PODE), que detém 7,53%.

Rejeição

 

Marcelo Costa também é o candidato com menor rejeição, de acordo com o levantamento do Instituto Idealize. Quando perguntados “Se a eleição fosse hoje, em quem o (a) Sr.(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM para PREFEITO DE VALENÇA DO PIAUÍ?”, apenas 7,5% dos eleitores afirmaram que não votariam no atual prefeito. Do lado oposto, Leonardo Nogueira é o mais rejeitado, com 20,9%, seguido por Kássio Gomes, com 17,4%. Entre os eleitores, 24,3% afirmaram não rejeitar nenhum candidato, enquanto 16,5% declararam que votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Já 13,4% preferiram não opinar.

 

Aprovação da Gestão

 

Outro ponto abordado pela pesquisa foi a avaliação da gestão de Marcelo Costa. Quando questionados “De uma maneira geral, você APROVA ou DESAPROVA a administração do PREFEITO MARCELO COSTA?”, 62,9% dos eleitores disseram aprovar a gestão, enquanto 15,3% desaprovam. Outros 21,8% não souberam ou preferiram não opinar.

 

A pesquisa, realizada entre os dias 11 e 12 de setembro, entrevistou 321 eleitores de Valença do Piauí. O levantamento possui um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5,5 pontos percentuais. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número PI 04277/2024..

V1

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here