Palestras sobre o Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes é realizada pela Prefeitura de Pimenteiras

A Prefeitura Municipal de Pimenteiras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, vem realizando um Ciclo de Palestras sobre o Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes nas escolas municipais e estaduais do município.

 

“Qual o sentimento frente à necessidade de confiar no outro? Todos merecem a nossa confiança da mesma maneira? Por que nos sentimos mais seguros com uma pessoa e menos com outra?”

Reflexões como estas nortearam a execução da atividade, colocando em ênfase que O SILÊNCIO É O MAIOR INIMIGO de quem passa por situações de abuso, apesar do medo e da vergonha. Técnicos do CRAS, CREAS e Atenção Básica da Saúde, que mediaram as palestras, falaram da importância do acompanhamento familiar e profissional para se evitar situações de abuso sexual e alcançar casos que já aconteceram. Também falaram da QUEBRA DO SILÊNCIO, não reprimir a informação, pois somente através de um tratamento é que se pode evitar possíveis transtornos que dificultam a vida social, emocional e familiar da vítima. Durante as palestras, ainda foram abordados os Crimes Relativos ao Abuso e à Exploração Sexual, o Dever de Responsabilidade, Locais de Denúncia e a Prescrição da Pretensão Punitiva.

 

Ao final de cada palestra, panfletos informativos foram entregues e um instrumental para identificar possíveis casos de abuso foi aplicado para os adolescentes.

“De acordo com o feedback que temos recebido do que já realizamos até aqui da Campanha Maio Laranja, nos fez repensar formas mais eficazes de alcançar e ajudar crianças e adolescentes que passam ou já passaram por situações de abuso ou exploração. Nossas ações irão continuar até alcançarmos grande parte do público, principalmente da zona rural. Esse é um compromisso da Gestão e de toda a rede de proteção” disse a Coordenadora do CREAS, Samira Ribeiro.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here