OPINAR: Ciro Nogueira tem 45,5% contra 10,4 % de Rafael Fonteles

Por Samantha Cavalca 

Pesquisa do Instituto Opinar, realizada entre os dias 16 e 18 de julho, com 1082 entrevistas, mensurou a intenção de voto para Governador do Piauí em 2022. O índice de significância da pesquisa é 95% e a margem de erro é 2,97%.

O levantamento revela liderança de Ciro Nogueira com 33,5% das intenções de voto. Os números são os seguintes:

Ciro Nogueira (PP): 33,5%
Sílvio Mendes (PSDB): 16%
João Vicente Claudino (PTB): 11,4%
Rafael Fonteles (PT): 6%
Iracema Portella (PP): 5,7%
Não sabe/Não respondeu: 14,8%
Nenhum/Branco/Nulo: 12,7%

Confrontos diretos

O senador Ciro Nogueira (Progressistas), apontado como o principal pré-candidato pela oposição no Piauí, soma 45,5% das intenções de voto. Rafael Fonteles, pré-candidato do PT ao governo do Piauí, possui 10,4%, segundo o levantamento. Entre os entrevistados, 27,5% dizem votar branco e nulo ou em nenhum dos candidatos. Não respondeu ou não sabem totaliza 16,5%.

Em outro cenário estimulado, o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (PSDB), lidera contra o candidato petista. Sílvio tem 34,7% das intenções de voto contra 9,9% de Fonteles. A opção que soma eleitores que optaram por nenhum dos candidatos, pelo voto em branco e nulo totaliza 33,1% e os eleitores que não sabem ou não responderam soma 22,4%.

Em possível confronto entre o ex-senador João Vicente Claudino (PTB) e Rafael Fonteles (PT), JVC aparece com 29,3% das intenções de voto sobre 11,4% de Fonteles. Neste cenário, os entrevistados que optam por nenhum, branco e nulo somam 37%. Os eleitores entrevistados que não sabem ou não responderam totalizam 22,4%.

A pesquisa também estimulou o cenário com a deputada federal Iracema Portella (Progresssitas). Nessa situação, 21,1% dos entrevistados escolheram a deputada progressista. Rafael Fonteles apareceu com 12,8%. Nenhum, branco e nulo são 42,3% e não sabe ou não respondeu somam 23,8%

Confronto entre as possíveis chapas

O levantamento também mensurou o confronto entre possíveis chapas governistas para 2022, formadas por governador e vice-governador. No primeiro cenário, a chapa composta por Ciro Nogueira (PP), como governador, e Sílvio Mendes (PSDB), como vice, obteve 46,7% das intenções de voto contra a chapa formada por Rafael Fonteles (PT) tendo Themístocles Filho (MDB) como vice, que obteve 8,3% das intenções.
Entre os entrevistados, 26,7% optam por nenhum, branco e nulo e não sabe ou não respondeu somam 18,3%.

Quando o cenário apresentado é  Sílvio Mendes governador e Iracema Portella vice contra Rafael Fonteles e Themístocles Filho, 33,1% dos entrevistados optaram por Silvio/Iracema enquanto 9,1% escolheram Rafael/Themístocles.

Sentimento de vitória 

O Instituto Opinar também perguntou aos entrevistados quem eles acham que vai ganhar as eleições, independente do próprio voto. Para 38% dos eleitores, Ciro Nogueira (PP) será vencedor, seguido de Sílvio Mendes com 12,3%, João Vicente Claudino com 7,8%, Rafael Fonteles com 4,4% e Iracema Portella com 3,5%. Não sabe ou não respondeu somam 23,1%, enquanto os entrevistados que respondem não votar em dos candidatos apresentados, branco e nulo totalizam 10,9%.

Fonte: TV Piauí

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here