Operação do Greco cumpre cinco mandados de prisão e apreensão contra integrantes de facções

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) deu cumprimento a três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa em Teresina, suspeitos de tráfico de drogas, roubos e homicídios em Teresina.

Os mandados foram cumpridos contra João Marcos Alves Teixeira e Francisco Walyson da Silva Rodrigues na Vila Irmã Dulce, na zona Sul de Teresina.

No caso de João Marcos, ele já tinha dois mandados em aberto pelos crimes de latrocínio e homicídio qualificado. Já Francisco Walyson é suspeito de tráfico e roubo. Segundo a polícia, os dois seriam membros de uma facção criminosa.

São indivíduos que têm envolvimento com facção criminosa, inclusive um deles já tinha dois mandados de prisão em aberto, um desses mandados por homicídio, então são indivíduos de alta periculosidade, com envolvimento com roubo, homicídio e tráfico de entorpecente. Já vinham sendo investigados pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e hoje deflagramos essa operação cumprindo três mandados de busca e apreensão contra esses indivíduos, e cumprindo os mandados em aberto. Eles foram autuados em flagrante delito tanto pelo crime de tráfico de entorpecente, posse ilegal de arma de fogo e também por receptação”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Greco.

Com os suspeitos foram encontradas televisões, caixas de som e celulares que seriam provenientes de roubo.

“Eles são envolvidos com facção criminosa, e além de praticar crime de roubo e homicídio também atuam no tráfico de entorpecentes. Na casa de um deles inclusive funcionava uma boca de fumo”, destacou.

Os presos estão sendo autuados por receptação, tráfico de drogas e posse de arma de fogo e posteriormente, serão encaminhados à Central de Flagrantes, onde ficarão à disposição da justiça.

João Marcos investigado no DHPP 

João Marcos, também conhecido como Lacraia, já foi indicado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) por duas vezes. Uma por homicídio e outra por latrocínio, roubo seguido de morte.

Segundo o delegado Danúbio Dias, do DHPP, os crimes ocorreram em 2015 e com um intervalo de 1 mês entre eles. A primeira vítima foi um jovem de 27 anos identificado como Alexandre Vieira Freitas; e a segunda Edson dos Santos, 40 anos.

“O Lacraia já é um conhecido do Departamento. Em 2015, ele foi investigado em dois crimes específicos. Um crime de homicídio contra a vítima Alexandre, que ocorreu no dia 24 de novembro de 2015, no Morro do Cambota. Um mês depois, no dia 25 de dezembro, Lacraia esteve envolvido em um latrocínio na Vila Irmã Dulce”, relatou o delegado.

Naquela ocasião, a vítima foi Edson que estava com a família confraternizando em uma ceia de Natal quando três homens invadem a casa e subtraem pertences da família e um veículo.  “Na ocasião, a vítima Edson que era um frequentador da casa, acabou reagindo e atingido por um disparo de arma de fogo. Nesse latrocínio o Lacraia também foi indiciado”, acrescentou o delegado Danúbio Dias.

Naquelas investigações, o delegado relembra que solicitou à Justiça a prisão de João Marcos. No entanto, não sabe precisar se a detenção de hoje tem relação direta com os crimes cometidos em 2015.

 

Bárbara Rodrigues, Tiago Melo e Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here