Negro é 3,3 vezes mais vulnerável a assassinatos que branco no Piauí

O jovem piauiense negro é 3,3 vezes mais vulnerável a assassinatos que um jovem piauiense branco. O indicador coloca o Piauí como o 13º estado mais perigoso para jovens negros, com valores acima da média nacional que mostram que o jovem negro brasileiro tem 2,7 vezes mais chances de ser assassinado que um jovem brasileiro branco.

Em nível de Nordeste, o Piauí é o penúltimo colocado, ficando atrás apenas do Maranhão, que possui um índice de 2,2.

Por outro lado, o estado mais violento para negros no Brasil é Alagoas. A unidade federativa é 12,7 vezes mais perigosa para jovens negros que brancos. Em último lugar figura Santa Catarina, com um índice de 0,8. Mas vale ressaltar que este caso é justificado pela predominância étnica da região.

Os dados são do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, estudo organizado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) da Presidência da República e a Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco no Brasil), com apoio técnico do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O estudo é importante para traçar políticas públicas e medidas protetivas que possam abarcar com propriedade a população afrodescendente no Brasil, que apesar de ser maioria, enfrenta as marcas do passado escravocrata do país.

Tópicos juventude, negros, teresina, piauí

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here