Meu maior erro foi a falta de base no Congresso, afirma Collor

Em entrevista exclusiva, senador diz que não foi confisco da poupança, e sim falta de articulação, a sua maior falha no comando da Presidência

  • Mariana Londres e Plínio Aguiar, do R7

O ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PROS-AL)

Kleyton Amorim / Folhapress / 04.12.2019

Primeiro presidente eleito após a redemocratização, Fernando Collor de Mello teve o mandato na Presidência encurtado por um processo de impeachment que o levou à renúncia, antes de completar três anos no poder. Apesar do pouco tempo, foi responsável pela abertura comercial do País e pelo polêmico plano Collor, que incluiu o confisco das poupanças, decisão pela qual ele pediu perdão aos brasileiros pelas redes sociais em maio, trinta anos depois.

Apesar de ainda sofrer críticas pelo confisco, o hoje senador em segundo mandato por Alagoas avalia que este não foi o seu principal erro na Presidência, e sim a falta de articulação política com o Congresso. Sem uma base que o sustentasse politicamente, ele não conseguiu se defender dos ataques e processos que começaram assim que a euforia com a sua eleição acabou em um País em crise financeira.

“O maior erro que eu cometi foi não dar a atenção devida à construção de uma base parlamentar que sustentasse politicamente o meu governo”, disse, em entrevista ao R7 Planalto.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here