Maior Copa São Paulo de todos os tempos abre a temporada brasileira

A bola vai rolar para a maior Copa São Paulo de Futebol Júnior de todos os tempos. A partir dessa terça-feira, 128 equipes divididas em 32 grupos entrarão em campo em busca do principal e mais almejado título de categoria de base no país.

Mais que isso, o que essas centenas de jovens esperam mesmo é ‘um lugar ao sol’. Chamar atenção, um destaque, uma oportunidade… Qualquer coisa que possa lhes dar uma expectativa na carreira profissional, afinal, muitos deles chegam à Copinha no limite da idade, 20 anos, prestes a terem de se tornar profissionais obrigatoriamente.

E como já virou tradição, os clubes da casa, os principais esquadrões de São Paulo mais uma vez chegam entre os favoritos a pintarem na grande final, marcada religiosamente para o dia 25 de janeiro, no estádio Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu. O jogo faz parte das festividades de aniversário da capital paulista.

Ao todo, o Estado de São Paulo conta com 29 títulos. Até a última edição foram 63 finais. O Rio de Janeiro vem atrás, mas ainda muito distante, com nove títulos e 13 finais ao todo, seguido por Minas Gerais, que têm cinco títulos e oito finais.

O Rio Grande do Sul já levou quatro taças e disputou seis finais, enquanto Santa Catarina foi campeã uma vez na única decisão de sua história. Os demais Estados nunca se sagraram campeões com seus times, no máximo chegaram a uma final, casos de Paraná, Bahia e Goiás.

E quem puxa essa fila é o Sport Club Corinthians Paulista. Se entre os profissionais o Timão se tornou Hepta em 2017, a equipe Sub-20 alvinegra iniciará 2018 mirando seu 11º título da Copinha (1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015, 2017).

Finalista nas últimas quatro edições, o Corinthians será comandado por Dyego Coelho, ex-lateral direito do clube, campeão Paulista em 2003 e Brasileiro em 2005. “Eu só quero dar para eles o que eu tive aqui dentro. É ser companheiro, parceiro aqui dentro, porque a gente sabe: é difícil chegar”, comenta o agora “professor”.

Quem não quer facilitar para que o Corinthians amplie ainda mais sua hegemonia é o Palmeiras. Apesar de nunca ter vencida a tradicional competição de base, o Verdão é só esperança nesta edição. Afinal, o clube foi campeão Estadual nas categorias Sub-11, Sub-15 e Sub-20, levou o título da Copa do Brasil Sub-17 e ainda encerrou a última temporada com o vice da Copa RS, disputada pelo mesmo Sub-20 que deve representar o time na Copinha de 2018.

“Eu tenho dito a eles que é a oportunidade de entrar para a história do clube e carregar isso na sua história. Daqui 20 anos vão dizer ‘eu fui campeão da Copa são Paulo pelo Palmeiras’”, conta Wesley Carvalho, técnico e ex-auxiliar de Valentim.

Tricampeão (1993, 2000 e 2010) e finalista em nove oportunidades, o São Paulo também chega forte para a Copa São Paulo. Algoz do Palmeiras justamente na grande final da Copa RS Sub-20, os tricolores querem aproveitar o embalo sob o comando de André Jardine, técnico que já teve oportunidade no time principal, para emplacar o tetra e mais promessas na equipe de cima.

Aliás, Dorival Júnior colocou dois destaques da base e que vão disputar a Copinha na última rodada do Campeonato Brasileiro, jogo que ficou marcado pela despedida de Lugano e teve um Morumbi lotado, para já somar mais ‘lastro’ nos jovens Igor Gomes e Bissoli.

O Santos por si só já assusta pela fama de formar jovens atletas que acabam explodindo cedo entre os profissionais. Nesta edição, o Peixe é mais um que vai em busca do tetracampeonato (1884, 2013 e 2014), mas o treinador Aarão Alves se mostrou cauteloso justamente por causa dessa abertura incomum no país que o clube acaba dando a quem aparece nas categorias de base.

“Nós temos dez jogadores que poderiam disputar a Copa São Paulo na equipe principal. Se foi o momento certo ou não deles estarem lá, isso o tempo vai dizer. Mas que enfraquece a equipe que vai disputar a Copa São Paulo, isso não tenha dúvida”, explica.

O Corinthians está no Grupo 17 e estreia quinta-feira, contra o Corumbaense-MS, às 21h30. Ferroviária e Pinheiro-MA completam a chave que será disputada em Araraquara. Já o Palmeiras jogará em Taubaté pelo Grupo 27. O primeiro desafio será na nesta terça, às 21h30, diante do Luverdense-MT. Taubaté e Moto Club-MA também pertencem ao grupo.

Pelo Grupo 10, o São Paulo estreia na quarta, às 19h15, frente ao Cruzeiro-DF e depois pegará Sergipe e Botafogo-SP, sempre em Ribeirão Preto. Por fim, o Santos joga nesta terça diante do América-RN, às 19h15. Novorizontino e Aliança-CE se somam ao Grupo 4, que tem sede em Novo Horizonte.

Fonte: Gazeta Esportiva

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here