Lagoa do Sítio – Vanessa Reis acionou justiça e pede ação de investigação judicial eleitoral contra Sávio Moura

Candidata Vanessa Reis disse que sua candidatura ficou prejudicada por causa dos ilícitos praticados pelo seu adversário, que segundo ela, Sávio teria feito uso da “máquina administrativa.

A candidata à prefeita da cidade de Lagoa do Sítio, não eleita nas eleições municipais, Vanessa Reis, pela coligação “A Mudança que o Povo Quer” (PT-PTB) acionou a justiça eleitoral pedindo que seja instaurada uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)  para aferição do abuso de poder econômico e político cometido pelos candidatos, Sávio Moura e Isauri Moura, candidatos vencedores do pleito em questão.

Foto: Arquivo / valencaonline.com

Por sua vez, a candidata Vanessa Reis disse que sua candidatura ficou prejudicada por causa dos ilícitos praticados pelo seu adversário, que segundo se apurou, fez uso da “máquina administrativa” para vencer as eleições municipais.

“Estamos acionado a justiça exatamente pelo sentimento de justiça. Procuramos fazer uma campanha eleitoral em respeito a legislação eleitoral, mas  mediante fatos ocorridos com provas que coletamos, consultamos o nosso setor jurídico e vimoso verdadeiro absurdo cometido pelos nossos adversários. abuso de poder econômico e abuso de poder político, supostamente compra de votos e assim não poderíamos deixar passar em branco em respeito, certamente, ao povo da Lagoa do Sítio.

De acordo com a petição inicial, o pleito municipal de 2020 no município de Lagoa do Sítio, caracterizou-se por ser um dos mais disputados na história recente do município, culminando com uma diferença de apenas 15 (quinze) votos do candidato eleito sobre a segunda colocada nas eleições.

A petição informa ainda que o êxito do candidato Sávio Moura nas eleições realizadas no dia 15 de novembro, próximo passado, foi fruto de desbragada compra de votos e abuso do poder econômico.

Ainda conforme consta na petição inicial, uma farta quantidade de provas anexada na AIJE, como fotografias, vídeos e áudios mostram a desigualdade de condições que distanciou as duas candidaturas e trazem indícios mais do que suficientes de que os candidatos eleitos tiveram condutas vedadas, captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso do poder político e econômico.

A coligação “A mudança que o povo quer” (PT-PTB), por meio de sua representante, Vanessa Reis informa ainda que dentre os ilícitos praticados nesse pleito constam conversas através de aplicativo de mensagens WhatsApp, onde uma pessoa por nome, “Alcyvone Silva”, primo do candidato eleito Sávio Moura, e que segundo informações é integrante da linha de frente de sua campanha eleitoral, em conversa ocorrida na manhã do dia 15 de novembro, dia das eleições, com o eleitor de nome “Carlos Eduardo”, prometia ao mesmo a quantia de R$ 400,00 (quatrocentos reais) em troca de votos para os seus candidatos.

Nas mensagens de áudios que, estão anexadas nos autos do processo, “Alcyvone Silva” determina, no entanto, que o eleitor faça a gravação na hora que estiver votando, para provar que realmente votou nos candidatos investigados.

Foto: reprodução/matéria

Na AIJE, ainda consta anexada um áudio de uma conversa da eleitora de nome “Regina”, residente na zona urbana do município de Lagoa do Sítio, onde demonstra corriqueira a prática de compra de votos por parte do candidato a prefeito eleito, Sávio Moura. Na transcrição do áudio denota uma inteiração entre eleitora e candidato: “Não Isauri não me deu não. Me deu o Sávio. O Sávio me deu, um dia desse. Eu tava na casa do Valdeci, oia, eu não minto não. Eu tava na casa do Valdeci quando ele mandou, ele ligou pro Domar, um dia desse. Ai ele ligou pro Domar e o Domar me disse lá em casa: Regina, o Sávio disse pra tu ir lá na casa dele de manhã bem cedim. Ai eu disse até pra Jucelia. Ai eu fui ele me deu quinhentos reais, o Sávio. E assim ainda eu não votei nele ainda. Me deu foi quinhentos. Agora o Isauri num me deu nada não. Se ele tivesse me dado eu lhe dizia nesse instante. Nem o Isauri, nem Alcina, num me deram não.”

No áudio acima transcrito, a referida eleitora, que é esposa do Sr. Domar Cajá, conhecido cabo eleitoral dos investigados, confessa que o candidato a prefeito Sávio Moura, lhe dera a importância de R$ 500,00 (quinhentos reais) em troca do seu voto.

Veja a imagem da Petição Inicial

Fonte: Portal Grande Rede/Valença Online

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here