Lagoa do Sítio recebeu Professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho, através do projeto PERES.

Lagoa do Sítio recebeu Professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho, através do projeto PERES.

Desde a tarde do dia (28/09) o município de Lagoa do Sítio, recebeu ações do Projeto de Extensão Rural de Educação em Saúde( PERES) dos professores e acadêmicos da Faculdade Santo Agostinho de Teresina Piauí.

Com a coordenação dos professores Disraeli Reis, Técio Andrade e da professora e Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado do Piauí Dra. Amparo Veloso, o projeto teve início na Escola Mariano Rabêlo com os estudantes do Ensino Médio onde a abordagem foi prevenção à DST e Drogas, em seguida o professor Kácio Santos, coordenou um debate sobre equidade e reconhecimento racial na Escola Presidente Médici, para alunos do EJA com demonstração de capoterapia, dança e roda de capoeira juntamente com os moradores do bairro Angico, na sexta feira (29/09), pela manhã houve um curso com os ACS’s e ACE’s , Técnicos de Enfermagem e os Enfermeiros na UBAS e paralelo, coleta de material de fumantes para análise laboratorial, no mesmo instante, acadêmicos faziam uso da Rádio 104.9 para adentrar os lares do município com explanações na área nutricional e outra equipe realizava palestra com o tema higiene bucal e pintura no rosto de alunos na comunidade Pinicada, na região do Sambito, em seguida, o Conselho Tutelar recebia a visita de outra comitiva para um levantamento de casos de abusos e violência no município. Em outro momento, ações no Pré Escolar Benedita Reis e logo em seguida na U. E. Prof. José Francisco; à noite a partir das 20:00 h, noite cultural na praça central do bairro Angico, com dança, filme, capoeira e interações social e coletiva.

No sábado (30/09), as ações do Projeto de Extensão Rural de Educação em saúde, foram voltadas para motivação e dinamismo dos professores da rede municipal e estadual de ensino, em paralelo acontecia no espaço do PETI, uma reciclagem das merendeiras com acadêmicas de Nutrição e nutricionistas do NASF de Lagoa do Sítio e em seguida foi servido almoço para todos os participantes. A tarde, a professora Amparo Veloso e uma equipe se dirigiram até a localidade Pinicada e André Gomes, em companhia da Enfermeira Dra. Irma Caroline da ESF da zona rural do município para coleta de mais material dos fumantes e estes serão encaminhados para o grupo de apoio do Projeto ” Parar de Fumar é Possível”, desenvolvido pela Coordenadora da atenção básica Tânia Beatriz. A noite os integrantes do PERES participaram da I Mostra Cultural de Lagoa do Sítio.

Na manhã do domingo (01/10), ainda houve mais coleta de material para análise na localidade Arizona I e em seguida regressaram a Teresina, deixando em Lagoa do Sítio, um legado das boas práticas de educação em Saúde e a certeza que prevenir é melhor que remediar. Esta edição do projeto PERES, além de estar em Lagoa do Sítio, presenteou a cidade duplamente, pois Ariel Menezes, filho da Agente Comunitária de Saúde Nazaré, é acadêmico de direito e foi um dos selecionados para executar as ações no município.

Trabalhando a temática do Direto e saúde visando a promoção em educação para aqueles em vulnerabilidade, para este projeto acontecer em nossa cidade contamos com os parcerias ,da Vice-Prefeita Vanessa Reis, com a supervisão e direcionamento da Secretária de Saúde Dra. Anna Paula Mendes, da Secretária de Educação Maria Onete,da Secretária de Finanças e Representante do Ponto de Cultura de Lagoa do Sítio, a senhora Irene Reis, do ex prefeito Antônio Reis e dos servidores da Saúde de Lagoa do Sítio coordenados pela Enfermeira Dra. Tânia Beatriz e Adão Sá além do apoio da Câmara de Vereadores e das demais Secretarias, bem como de toda a população Sitiolagoense que se dedicou ao máximo às atividades oferecidas pelo PERES.

portallagoaonline.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here