Flamengo x Grêmio: Espião Estatístico mostra os números dos melhores ataques do Brasil

Por Guilherme Maniaudet e Roberto Teixeira — Rio de Janeiro

GloboEsporte.com

Três semanas após o empate por 1 a 1 em Porto Alegre, Flamengo e Grêmio voltam a duelar pela Taça Libertadores para decidir quem disputará a final da competição. Não por acaso, as duas equipes são as únicas do país a alcançar a marca de 100 gols no ano. O Rubro-Negro marcou em 111 oportunidades, e o Tricolor balançou a rede em 105 chances. Desde o último embate, o Flamengo seguiu jogando em alto nível e venceu as cinco partidas que disputou. Já o Grêmio vem de duas derrotas seguidas, algo inédito para a equipe no ano. O Espião Estatístico analisou os retrospectos recentes, desempenho carioca em casa, atuação gaúcha como visitante e os números dos goleiros nas penalidades.

Como mandante, o Flamengo faz a temporada dos sonhos. Comandada por Gabriel e Bruno Henrique, a equipe defendeu o seu domínio em 29 jogos (23 vitórias, 4 empates e 2 derrotas). Os números dão aos comandados de Jorge Jesus o aproveitamento de 84%. Além disso, o time é o melhor mandante entre todos clubes da elite do futebol brasileiro. Foram 68 gols marcados (2,34 por jogo) e 21 sofridos (0,72).

Gabriel é a esperança de gols do Flamengo no duelo — Foto: LC MOREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Artilheiro do Rubro-Negro na temporada, Gabriel Barbosa também é o principal destaque da equipe como mandante. Autor de 18 gols, o camisa nove deu quatro assistências e tem participação em 22 dos 68 gols do Fla em casa (32,35%). Além do bom retrospecto ofensivo, o time carioca ainda pode se apoiar na sua sólida defesa, que não foi vazada em 11 das 29 partidas (37,9% dos jogos) com o mando de campo.

O Grêmio é um time a ser muito respeitado como visitante. Em 30 partidas fora de casa, o Tricolor triunfou em 12, ficou na igualdade em 11 e foi derrotado em sete (52% de aproveitamento). Comemorou 43 gols e sua defesa foi superada em 20 oportunidades. O time é o terceiro melhor visitante na temporada entre os clubes da Série A, atrás de Flamengo (61%) e Palmeiras (55%). A equipe de Renato Gaúcho só não marcou em dez jogos longe de seus domínios (33,3% dos confrontos).

Everton Cebolinha vive o melhor momento de sua carreira — Foto: João Guilherme/Grêmio

Grande estrela do Grêmio nas últimas temporadas, Everton é o principal nome do Tricolor Gaúcho nos jogos fora de casa. Dos 43 gols anotados, o Cebolinha participou diretamente de dez (33,33%), sendo oito bolas na rede e duas assistências.

Baixas importantes

Outros dois jogadores que são muito decisivos podem ter a presença ameaçada na semifinal. Principal garçom do Fla como mandante, Arrascaeta já serviu os companheiros em nove oportunidades. Joia da base gremista, Jean Pyerre deu cinco passes para gol como visitante em 2019. Vale ressaltar que a presença da dupla no confronto ainda é um mistério

Duelo dos Goleiros

Em caso de um novo 1 a 1, a partida será decidida nos pênaltis e as duas torcidas terão de se apoiar nos retrospectos de seus goleiros. Conhecido internacionalmente como um grande pegador de penalidades, Diego Alves leva a melhor em relação a Paulo Victor. Um dado curioso é que os dois arqueiros chegaram aos seus respectivos clubes em 2017. De lá pra cá, Diego Alves pegou oito das 25 penalidades (32%). Paulo Victor impediu quatro dos 17 pênaltis contra o Grêmio (24%).

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson, Roberto Teixeira, Valmir Storti e Vitória Azevedo

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here