Em troca de apoio, deputada tem emendas liberadas e faz repasses para empresas da família

Não é do desconhecimento de ninguém que o presidente Jair Bolsonaro (Partido Liberal) vem batendo recorde de emendas parlamentares pagas pelo governo e entregues ao Centrão. E, isso ficou mais que evidente, no momento que o presidente entregou o Ministério da Casa Civil, para vejam só, um representante do grupo, Ciro Nogueira (Progressistas). A deliberação final fica a cargo de Ciro, e ele, por sua vez, engorda os repasses financeiros feitos para empresas da deputada federal aliada, Marina Santos (Partido Liberal).

Para se ter uma ideia de tamanha desproporcionalidade no repasse de recursos entre os municípios, de acordo com reportagem publicada pela Crusoé em março desse ano, a cidade de Picos, no Piauí, recebeu, 71 milhões de reais do Fundo Nacional de Saúde.

A verba corresponde ao dobro do que foi enviado a Araruama, no Rio de Janeiro, e é 18 milhões de reais maior que o destinado a cidade paulista Araçatuba. Coincidência ou não, esse é o município do gestor Gil Paraibano (Progressistas) seu segundo suplente no Senado e também da deputada federal Marina Santos.

Ainda, segundo dados do portal da transparência do município , 19,6 milhões de reais foram para os caixas de empresas de médio e pequeno porte registradas no nome da mãe da deputada Marina Santos, do irmão da parlamentar e de um vice-prefeito.

Marina é médica e possui mais quatro irmãos e três deles também seguiram o rumo da medicina. Em linhas gerais, os famosos repasses escondidos chegam através de recursos provenientes do Ministério da Saúde para as mãos das empresas Bastista – a Clínica Nossa Senhora dos Remédios e o Centro de Terapia Renal de Picos- da família da Marina.

Como as clinicas integram a rede complementar de Saúde do SUS, elas atendem pacientes encaminhados pela rede pública e de acordo com a Constituição, entidades filantrópicas e sem fins lucrativos têm preferência na contratação de serviços de saúde complementar. E, somente nos últimos cinco anos, sua primeira empresa recebeu o montante de 27,3 milhões. Uma pena para o Hospital Regional Justino Luz e Dr. Oscar, referência no município de Picos, que de 2019 a 2021, sequer virão a cor de verba federal.

Vale lembrar, que as emendas são indicações feitas por parlamentares de como o Executivo deve gastar parte do dinheiro do Orçamento. Elas incluem desde obras de infraestrutura, como a construção de uma ponte. E aqui vemos ,mais uma vez, que nos últimos anos elas tem sido usadas para favores políticos e práticas de corrupção, o famoso “toma lá, dá cá”

Fonte: Portal Encarando com Silas Freire.

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here