Candidatos assinam termo de compromisso com a saúde no MP

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 12ª PJ especializada em saúde pública, firmou Termo de Compromisso com candidatos a governo do Piauí com objetivo de garantir a implementação de ações visando melhorias na assistência à saúde dos piauienses. O encontro para assinatura do termo aconteceu hoje (1º) e na última sexta (28), na sede do MP na zona Leste de Teresina.

Os compromissos assumidos e reafirmados foram extraídos das propostas contidas nos respectivos planos de governo de cada candidato. A Promotora de Justiça com atuação na 12ª PJ, Karla Daniela Furtado Maia Carvalho, destacou a importância do aprimoramento na gestão do financiamento para a saúde no Piauí.

Para a promotora, a saúde é uma questão de cidadania e uma ferramente de combate à desigualdade social, por isso, o Estado deve garantir o pleno funcionamento do Sistema Único de Saúde, o SUS. Ela ressaltou ainda que o financiamento de ações e serviços dos hospitais da rede estadual sofrem com as irregularidades dos repasses constitucionais, causando, por exemplo, atrasos nas folhas de pagamento, baixa de medicamentos e insumos.

A promotora de Justiça propôs, no termo, que o próximo gestor comprometa-se em respeitar o repasse dos valores referente ao cofinanciamento estadual, na forma de 12% como duodécimo, garantindo o melhor planejamento das ações e serviços públicos de saúde.

Outras propostas apresentadas foram a implementação de protocolos de atendimento pelos profissionais de Atenção Básica, a estruturação das Regionais com pessoal técnico para prestar apoio aos municípios, além da construção do novo Centro Materno-Infantil.

O convite para a assinatura do Termo foi feito para todos os candidatos a governo do estado do Piauí. Estiveram presentes Elmano Ferrer (Podemos), Luciano Nunes (PSDB) e a candidata a vice-governadora, Regina Sousa (PT).

“A  gente tem que ser parceiro nessa discussão e pelo o que eu vi essa parceria vem dando certo com o secretário Florentino e atenção é avançar nisso. Nós temos um plano de governo e temos que olhar pra ele. Plano de governo tem que estar na mesa e se olhar para cumprir as metas”, disse Regina Sousa, que representou o governador Wellington Dias.

Também estiveram presentes nos encontros: o representante do Ministério Público de Contas, o Procurador Leandro Maciel; o vice-presidente do CRM, Dagoberto B. Silveira; representante do COREN, Antônio Francisco Luz Neto, secretário estadual de Saúde, Florentino Neto e técnicos da Sesapi.

“O compromisso principal aqui é com a gestão da saúde. Hoje temos uma desordem. Não temos empenho prévio. Não exiete liberação de orçamento para a saúde e hospitais e isso tem causado uma série de transtornos. temos que focar aqui na eficiência da gestão”, declarou Luciano Nunes.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here