Candidatos ao governo do Piauí participam de debate na TV Clube

Por G1 PI

Sete candidatos ao governo do Piauí participaram na noite desta terça-feira (2) do debate na TV Clube. Durante cerca de 2h30, os candidatos apresentaram propostas para áreas como: saúde, emprego, educação, previdência estadual, mobilidade urbana, parcerias público-privadas, ICMS, segurança e turismo (G1 acompanhou o debate em tempo real).

Mediado pela jornalista Zileide Silva, o debate foi realizado nos estúdios da emissora em Teresina. Participaram os candidatos (em ordem alfabética): Dr. Pessoa (SD), Elmano Ferrer (Podemos), Fábio Sérvio(PSL), Luciano (PSDB), Professora Sueli (PSOL), Valter Alencar (PSC) e Wellington Dias (PT).

Participaram do debate os candidatos aptos, definidos na legislação e, entre os não aptos, aqueles que tiveram pelo menos 5% das intenções de voto na pesquisa Ibope divulgada no dia 20 de setembro.

Debate ao governo do Piauí — Foto: Andrê Nascimento/G1

O debate teve cinco blocos. O primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre; o segundo e o quarto com temas determinados por sorteio na hora do debate pela mediadora; e o último para considerações finais de cada candidato.

Os candidatos tiveram 30 segundos para formular as perguntas, um minuto e 30 segundos para as respostas, um minuto para réplica e um minuto para tréplica. No quinto e último bloco, cada candidato teve um minuto e 30 segundos para fazer suas considerações finais.

Considerações finais dos candidatos, na ordem do sorteio:

Elmano Férrer (Podemos)

“Começo parabenizando a mediadora pela forma como conduziu este debate. Cumprimento a todos que compuseram esta mesa, em que todos nós tivemos oportunidade de externar as nossas propostas, as nossas ideias, cumprimento a quem está nos ouvindo fazendo uma pergunta. Depois de tudo o que nós vimos e ouvimos, eu me dirijo aos piauienses. Vocês aqui ouviram as considerações e propostas de todos os candidatos, inclusive ao candidato Wellington Dias que está aqui pela quarta vez, e muitos estão, como eu, pela primeira vez. A diferença é que temos um que passou 12 anos no governo prometendo fazer o que deixou de ser feito. Eu diferentemente trago a minha experiência como prefeito de Teresina, como fizemos pela saúde, educação, desenvolvimento urbano ou seja o período que cuidamos das pessoas. Então eu pergunto: se estão satisfeitos com o governo que está aí? A resposta fica com você. O momento é difícil, mas importante para a história do estado. Eu me proponho a continuar trabalhando como estou há 52 anos por este estado, com todos os conhecimento de todos os problemas do estado, com experiência com minhas mãos limpas, coloco a minha candidatura nas mãos de todos.”

Dr. Pessoa (SD)

“Agradecer a Deus e à mediadora, e à TV Clube, que sempre nos tratou muito bem. E agradecer ao povo, que até este momento estava assistindo a gente. Mas o Dr. Pessoa, mesmo não tendo tido uma sequência de palavras eloquentes falou a verdade. E aqui nós vimos candidatos maquiando fatos. Maquiadores! Parecia até que estavam em uma sala de maquiagem. Este é o candidato que vem prometendo há anos que vai ser, que vai mudar, que vai fazer, que agora vai ser outro. Que outro? O país está ruim, o Piauí está ruim. São os mesmos! Não têm a sensibilidade humana e técnica para mudar o país. Estes não deviam estar nem concorrendo. Por que não têm capacidade nem técnica nem humana. Eu, Dr. Pessoa, sendo eleito, vou mudar isso aí, governador. Pode ser eu ou outro que irá lhe enfrentar no segundo turno. Se acontecer um segundo turno, se a gente não ganhar no primeiro turno. Mas você vai enfrentar um cidadão que tem uma história limpa, que tem mãos limpas, que tem dignidade para mudar o estado do Piauí. E para mudar o estado do Piauí, vote no dia 7 de outubro, 77. Vote no dia 7 de outubro, que vocês irão ver um cidadão compromissado com a vida das pessoas.”

Fábio Sérvio (PSL)

“Obrigado a Deus, em primeiro lugar, à minha família, aos amigos, que foram o sustentáculo de toda essa campanha. Enfrentamos toda a dificuldade e conseguimos chegar até aqui. Um partido pequeno, falando a verdade e tendo a coragem de apontar o dedo na ferida, nas feridas que existem nesse estado. Mas eu quero dizer ao povo do Piauí que, muito mais do que uma eleição para governador, está em jogo o futuro do nosso estado e o futuro do Brasil. Aqui tem duas vertentes diferentes da política nacional, que é o Wellington Dias, representando o PT da Lava Jato, do Lula que está preso, do Palocci que fez a delação, do José Dirceu, que disse que o PT não vai só ganhar a eleição, vai tomar o poder nesse país, e a nossa vertente política, que representa Jair Bolsonaro, um novo Brasil, um Brasil com pensamento diferente, de direita, que nunca foi experimentado nesse país, com liberdade econômica. Wellington ser reeleito significa a manutenção de um projeto que quer transformar esse país em um país vermelho, e a onda verde e amarela que a gente representa no estado do Piauí está conseguindo barrar essa onda vermelha, que não pode mais se repetir. A gente quer um Brasil novo, com esperança para o nosso povo, com menos políticos e mais gestão, com alternativa viável, com menos corrupção, com mais saúde, com mais educação, com mais seriedade, tendo posicionamentos firmes sim, porque é preciso, e eu quero que a população entenda isso, que às vezes a gente precisa subir o tom, porque nós estamos em uma guerra, uma guerra para não transformar esse país no que se transformou a Venezuela, e José Dirceu já deu o recado dele, Wellington está do lado desse tipo de pessoa, e o Piauí Jair Bolsonaro vai vencer e nós vamos derrotar o PT aqui com certeza, com a ajuda de vocês. Obrigado a todos”.

Luciano Nunes (PSDB)

“Eu gostaria de cumprimentar você, Zileide, que conduziu tão bem esse debate, cumprimentar a todos os candidatos e a candidata, agradecer a Deus por essa oportunidade de estar aqui hoje levando as minhas ideias e as minhas propostas. Nós temos o governo que representa o atraso, o governo que está há doze anos comandando os destinos do Piauí e que depois de tantas promessas e de tanto tempo, não conseguiu entregar nada de bom, nada de positivo para o nosso povo. O nosso povo precisa virar essa página, o Piauí precisa olhar para a frente, o Piauí precisa de um governo sério, um governo honesto, de um governo com planejamento, que consiga entregar aquilo que se propõe: serviços de qualidade para a população. Saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento, geração de emprego e renda. E essa mudança está nas suas mãos, na mão do povo do Piauí, do eleitor, sobretudo aquele que ainda não decidiu o seu voto. No dia 7 de outubro, a decisão está com você, e eu me coloco a sua disposição para representar essa mudança, para representar esse novo momento do Piauí, o voto da mudança, o voto da esperança. Gostaria também de agradecer a todos que caminharam comigo nessa campanha, a todos que nos receberam, ao aperto de mão, ao olhar, à palavra de carinho e de encorajamento. Aos nossos aliados, a todas aquelas pessoas que participaram e contribuíram com essa campanha. Fizemos uma campanha bonita, uma campanha alegre, uma campanha propositiva, mostrando para o Piauí a necessidade de mudarmos, a necessidade de termos esperança em um Piauí melhor. Então, no dia 7 de outubro, a decisão está nas suas mãos, e eu peço o seu apoio e o seu voto. Luciano 45 governador”.

Professora Sueli (PSOL)

“A você, piauiense que nos assistiu, estamos chegando na reta final. Eu ainda tenho a esperança que você mude. Mude sua forma de votar, escolha um projeto que seja comprometido com a vida do povo piauiense. Aqui você teve a oportunidade de ver apenas dois projetos: o projeto do PSOL/PCB, que defende você mulher, você trabalhador, você agricultor. E o projeto que defende o agronegócio, o projeto que defende os grandes empresários, que continua apostando que a regra é essa. De continuar dando isenção fiscal para os grandes empresários. O atual governador já faz isso e todos os outros se comprometeram com isso. Espero que você analise isso e veja quem de fato tem compromisso com você. As propostas do PSOL/PCB são as suas próprias propostas. São as lutas sociais. Nós defendemos que você tenha uma vida melhor. Eu sou de origem humilde, sofri muito para enfrentar a seca e espero que tenhamos uma sociedade melhor, um estado melhor. E para isso é preciso a gente votar comprometidos com a classe trabalhadora, com as mulheres, com a agricultura familiar, com a agricultura camponesa, com quem de fato carrega este estado nas costas. Não dá para continuar investindo naqueles que sempre se enriqueceram, que sempre retiraram tudo de nós. Avalie isso neste 7 de outubro e vote contra a cultura do ódio. Nele, não!”

Valter Alencar (PSC)

“Quero agradecer a todos os presentes, a você que entramos na casa para levar a reflexão do Piauí que vivemos, do mundo real, não da fantasia, não da máquina inchada, corrupção desenfreada, propina, o Brasil que não quero mais. Eu como advogado defendo pessoas, como empresário, gerando empregos, dignidade, porque eles não sabem, já que vivem da máquina pública, dos nossos impostos. Como juiz federal, apliquei a lei, precisamos mudar o Brasil, o Piauí, quero um Piauí de emprego, infraestrutura, dando estrada, internet, energia de qualidade. Eu fico indignado porque o cidadão sente na pele o que é promessa não cumprida, 12 anos de governo que mente. Faça uma reflexão, cidadão, eleitor indeciso, repudia a política, com razão, precisamos aplicar a cidadania. Estamos em um Piauí que olha para os vizinhos e sente vergonha. Eu sinto a esperança batendo na porta. Valter Alencar, vote 20, por um Piauí melhor, com vergonha e responsabilidade.”

Wellington Dias (PT)

“Quero agradecer à Rede Clube, a todos os candidatos, e agradecer a todos que estão nos assistindo. Primeiro o povo brasileiro já derrotou várias vezes essa política do medo, essa política que acha que o povo brasileiro não está atento a tudo que está acontecendo. Segundo eu quero aqui dizer que enfrentamos a pior crise da história do Brasil e o nosso Piauí graças a Deus de pé por um trabalho de muitos. Um trabalho de cada um do nosso estado. Trabalhar é o que a gente tem nas condições de seguir a diante naquilo que começamos lá atrás. De um lado éramos o patinho feio do Brasil, era muito baixo o desenvolvimento. Atingimos agora a condição de um médio desenvolvimento e queremos agora alto desenvolvimento, que significa investimentos em educação, ampliar para ter uma expectativa de vida acima de 75 anos, estamos nos 73 anos. Investir para que a gente tenha uma economia forte com oportunidade e mais emprego para melhorar a renda e eu quero assim agradecer a cada um que comigo faz essa campanha. A você que trabalha, levando a nossa bandeira, a nossa mensagem. A você que como liderança de cada lugar sabe a importância desse momento no estado do Piauí. Fazer com que esse projeto de Piauí possa prosseguir. Em meu nome quero agradecer a todos que estão nessa caminhada, pedir aqui o seu voto. E se Deus quiser, a Deus também eu agradeço e a minha família, eu quero aqui que a gente possa trabalhar. Primeiro para o voto no Haddad para que a gente tenha o Brasil integrado com o Piauí e andando mais acelerado, pedir voto nos nossos senadores, pedir voto no 13 de Wellington Dias e para nossa bancada estadual e federal, vote no 13.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here