Caminhoneiros cruzam os braços e pode faltar gasolina nos postos de Teresina

Caminheiros interditam parte da BR-343 em Teresina / fotos: Pedro Silva

No quarto dia do protesto de caminhoneiros pelo país, a categoria interditou para da BR-343 próximo ao posto fiscal da Tabuleta, na zona Sul de Teresina.

A reportagem do Portal Teresina Diário percorreu na manhã desta quinta-feira (24), parte da rodovia e a fila de veículos chega a 20 km de extensão. A crise gerada pela paralisação  dos motoristas já começa a afetar os teresinenses.

Célio Pereira trabalha há 11 anos como caminheiro, o trabalhador afirma que devido a alta no preço do óleo diesel e manutenção com seu veículo, o que ele tira por mês de lucro, mal da para sustentar a família.

“Estamos passando por outras dificuldades, pois quando fazemos um frete, parte do valor vai para o óleo do veículo, isso leva a minha comissão, fora os pneus, manutenção e outras coisas que o caminhão precisa. É um prejuízo, não da para se manter sem ter lucro de nada. Temos muita perseguição do Governo, não temos um suporte para se manter dentro de um caminhão”, desabafa.

O Sindicato dos Proprietários dos Postos de Gasolina informou que caso a greve continue, a previsão que a partir de amanha (25) comece a faltar gasolina nos postos.

O aeroporto senador Petrônio Portela também só possui querosene para abastecer as aeronaves até esta sexta-feira (25), o que deve afetar os voos que embarcam e desembarcam na capital do Piauí.

O diretor do Sindicato dos Caminhoneiros, Vagner César Silva, informa que a categoria pede uma diminuição em 30% do valor atualmente sobrado sobre o imposto do óleo.

“O Brasil é movimentado através do combustível, pedimos o apoio da população que também é atingida pelo alto preço do combustível que faça adesão ao nosso movimento”, afirma.

Os caminhoneiros pedem a redução de PIS-Cofins e ICMS e que os reajustes no diesel sejam adotados de três em três meses. Também foi pedido ao governo que os caminhões que trafegam vazios, com eixos suspensos, não paguem pedágio em rodovias federais que estão sob concessão dos estados.

Teresina Diário

 

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here