Butantan recebe insumos para 5 milhões de doses da CoronaVac

Os imunizantes serão entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

O Instituto Butantan recebeu na manhã desta segunda-feira um lote de 3 mil litros do insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac, vacina contra Covid-19 do laboratório chinês Sinovac, que serão suficientes para o envase de 5 milhões de doses da vacina a serem entregues ao Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Chegada dos insumos para a produção da CoronaVac nesta segunda-feira (19), no aeroporto de Guarulhos (SP)

Foto: Willian Moreira

A carga, importada da China, chegou por volta de 6h no aeroporto internacional de Guarulhos. Inicialmente a previsão era de chegada no dia 10 de abril, posteriormente adiada para o dia 14.

Com o atraso na chegada do IFA, causado segundo o Butantan pela demora na autorização de embarque pelas autoridades chinesas, o instituto já anunciou que concluirá apenas no início de maio a primeira parte do contrato com o Ministério da Saúde, que prevê a entrega de um total de 46 milhões de doses da vacina, inicialmente prevista para o dia 30 de abril. Até o momento o Butantan entregou 40,7 milhões de doses da CoronaVac ao PNI.

O contrato do instituto vinculado ao governo do Estado de São Paulo com o ministério prevê também a entrega de mais 54 milhões de doses da CoronaVac até o final de setembro, prazo que o Butantan promete antecipar para agosto.

Mesmo com o atraso na chegada do IFA, e o consequente impacto nas entregas previstas para o PNI, a CoronaVac responde pela esmagadora maioria das vacinas contra Covid-19 sendo atualmente aplicadas no Brasil, já que o envase da vacina da AstraZeneca e da Universidade de Oxford, que está sendo feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao governo federal, está atrasado.

Terra

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here