Biden pede que Trump admita derrota nas eleições dos EUA

Após a confirmação da vitória no Colégio Eleitoral, o presidente eleito afirmou que Trump deve ‘respeitar a vontade do povo’

  • Da EFE

Biden fez pronunciamento após confirmação da vitória pelo Colégio Eleitoral

Mike Segar/Reuters –14-12-2020

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, pediu nesta segunda-feira (14) para que o atual mandatário, Donald Trump, reconheça a derrota nas eleições de novembro, agora que o Colégio Eleitoral confirmou a vitória do democrata nas urnas.

Respeitar a vontade do povo é parte essencial da nossa democracia. Inclusive quando vemos esses resultados difíceis de aceitar. Mas essa é a obrigação de quem assumiu o dever jurado de respeitar a Constituição”, disse o democrata em discurso.

Biden fez seu discurso mais direto até o momento condenando os esforços de Trump para deslegitimar as eleições. Minutos antes, o Havaí, estado mais ocidental do país, encerrou a votação do Colégio Eleitoral, confirmando 306 delegados para Biden e 232 para Trump.

Os 306 votos eleitorais são os mesmos recebidos por Donald Trump e pelo vice-presidente Mike Pence quando ganharam em 2016. Naquela época, Trump considerou sua vantagem no Colégio Eleitoral uma vitória contundente. Segundo seus próprios padrões, estes números (306 a 232) representaram uma clara vitória naquele momento, e eu sugiro, respeitosamente, que também o faça agora”, afirmou Biden.

O candidato democrata classificou sua vitória como “clara”, lamentou que nem as recontagens em vários estados nem as derrotas judiciais “pararam as infundadas afirmações sobre a legitimidade dos resultados”, condenando as tentativas do republicano de reverter a vontade popular.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here