Baixo poder de fogo, jogo pelas beiradas e mitagem de Gatito: por que Bota empatou

O roteiro do Botafogo na segunda rodada do Campeonato Brasileiro foi praticamente o mesmo da estreia, na semana passada: saiu perdendo e buscou o empate no fim por 1 a 1. Só que contra o Palmeiras, no Nilton Santos, a sensação era que dava para ter vencido, enquanto diante do Sport na Ilha do Retiro, o sentimento foi de alívio por escapar de uma derrota após uma atuação ruim.

GATITO “MITA”

Calma, galera, o Gatito está ali para “mitar” (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Ah, se não fosse o Gatito Fernández… O paraguaio teve uma atuação de gala na Ilha do Retiro e evitou o pior. Com cinco grandes defesas, impediu que o Botafogo não só perdesse, como fosse goleado. O Sport finalizou 20 vezes e criou quatro chances claras de gol. E na única bola que ele não pegou, a sensação que ficou foi de que não conseguiu ter impulso por causa da pancada que levou no joelho. O goleiro “mitou” no “Cartola FC” com 13 pontos, e poderia ter feito 20 se não tivesse sido vazado.

BAIXO PODER DE FOGO

Gol de Lindoso foi a única finalização na direção do gol (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

O Botafogo conseguiu a proeza de finalizar só uma vez em 47 minutos no primeiro tempo, um chute sem direção de Leo Valencia. Em um campo pesado por causa da chuva, faltou ao time de Valentim arriscar mais. Pimpão no primeiro tempo perdeu a melhor oportunidade, cara a cara com o goleiro, porque preferiu dar o passe. Na etapa final, o Alvinegro até passou a concluir mais e deu oito chutes, mas faltou mira. A bola de Lindoso foi a única a ir na direção do gol.

PONTAS X MEIO DE CAMPO

Valentim manteve a trinca no meio e orientou abrir o jogo nas pontas (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

Alberto Valentim manteve o esquema de três volantes que usou na estreia, mas desta vez não variou durante o jogo. Segundo o técnico, a estratégia desde o início era atacar pelas pontas por causa do pior estado do gramado pelo meio. O plano só deu certo nos minutos finais, já no abafa, quando Matheus Fernandes rolou para o meio da área e Lindoso marcou. Mas ter abdicado da criação pelo meio durante toda a partida quase custou caro. O Sport povoou o meio de campo e ganhava praticamente todas no setor, por isso foi superior.

AGENDA E CLASSIFICAÇÃO

O Botafogo termina a segunda rodada em 14º lugar com dois pontos, invicto, mas ainda sem vencer no Brasileiro. O time de Valentim volta a campo no sábado, quando recebe o Grêmio, sétimo colocado, às 16h (de Brasília), no Nilton Santos.

globoesportes.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here