Articuladores do governo avisam a Temer que é ‘inviável’ votar nova pauta econômica ainda em 2018

Por Gerson Camarotti

globo.com

Os principais articuladores políticos do Palácio do Planalto no Congresso avisaram ao presidente Michel Temer que será “inviável” votar ainda neste ano a nova pauta econômica do governo, informa o repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Diante da suspensão da PEC da reforma da Previdência, o governo apresentou em fevereiro uma lista com 15 propostas prioritárias a serem votadas em 2018.

Os interlocutores do governo no Congresso avaliam, porém, que há resistência por parte dos parlamentares em votar essas propostas e ressaltam: há pouco tempo para votações neste ano.

Entre as 15 propostas, quatro são consideradas essenciais pelo governo do ponto de vista fiscal: privaização da Eletrobra; reoneração da folha de pagamento; fim do fundo soberano; e a simplificação do PIS/Cofins.

Somadas as 15 propostas da agenda econômica, o governo tem atualmente no Congresso 21 medidas provisórias pendentes de análise.

Isso sem contar a agenda do próprio Poder Legislativo, que quer discutir pautas positivas em ano eleitoral, como segurança pública e saúde.

Com a Copa do Mundo e as eleições chegando, os parlamentares teriam cerca de 25 sessões para analisar todas essas propostas.

“É inviável, seria uma matéria e meia por dia. O presidente inclusive já foi alertado nas reuniões. Ainda temos que conciliar isso tudo com a pauta do Congresso”, afirmou um líder governista.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here