Análise: Flamengo passa por cima do Barcelona e deixa Libertadores com cara de Carioca

Por Cahê Mota — Rio de Janeiro

Amassou. Atropelou. Passou por cima. A definição fica a cargo do leitor. A verdade é que o Flamengo mais uma vez fez o que quis contra um adversário no Maracanã. A impressão é de que, seja qual for a competição, a equipe de Jorge Jesus é cada vez mais dominante em seu território. Foi assim na Recopa, é assim no Carioca e não foi diferente nos 3 a 0 sobre o Barcelona de Guayaquil pela Libertadores, na noite de quarta-feira.

Jogadores do Flamengo saúdam a torcida — Foto: André Durão / GloboEsporte.com

Agressivo e sufocante, o Flamengo sequer deu possibilidade para o time equatoriano colocar em prática o temido contra-ataque. Debruçado no campo ofensivo, tinha volume para buscar espaços e perna para recuperar logo a bola quando a perdia. Tal postura fez do Barcelona um time assustado, que apelava para os chutões para o alto ou para cera em busca de fôlego.

Amontoado na entrada da área, os visitantes até deram indícios de que conseguiriam picotar o jogo e fechar os espaços. Até os 35 minutos, o Flamengo tinha finalizado somente três vezes – o mesmo que nos cinco primeiros do jogo de Barranquilla. Sinal de uma bem-sucedida estratégia defensiva? Engano.

Flamengo x Barcelona de Guayaquil

  • Posse de bola: 68% x 32%
  • Finalizações: 17 x 5
  • Passes trocados: 552 x 270
  • Escanteios: 11 x 4
  • Faltas: 17 x 18
  • Impedimentos: 1 x 6

Dez minutos depois, o Rubro-Negro descia para o intervalo com o triplo de conclusões ao gol de Mendoza e 2 a 0 no placar. Fruto de um time que tem repertório. Se o Barcelona congestionava o meio da área, o Flamengo atacou pelo alto. Pronto! Estava desmontado o plano equatoriano. Gustavo Henrique, após cruzamento perfeito de Ribeiro, e Gabigol, após pênalti originado por cabeçada de Léo Pereira, fizeram os gols que praticamente definiram a vitória.

O Barcelona não tinha forças para reagir. Não tinha coragem para reagir. A bola queimava nos pés do time amarelo, que na maioria das vezes se livrava como podia no campo defensivo. O gol de Bruno Henrique, também pelo alto, de cabeça, aos sete do segundo tempo, foi o golpe fatal em um jogo disputado nos últimos 40 minutos em ritmo de treino.

Melhores momentos de Flamengo 3 x 0 Barcelona de Guayaquil pela Libertadores

Em entrevista coletiva, Jorge Jesus disse que “o patamar que o Flamengo tem jogado acaba colocando em dúvida o valor do adversário”. Declaração que faz muito sentido e é comprovada pelos números. São dez vitórias em 11 jogos na temporada, sete delas marcando três ou mais gols. O time é um rolo compressor.

Contra o Barcelona, teve o mais que o triplo de finalizações (17 x 5) e mais que o dobro de posse de bola (68% x 32%) e passes trocados (552 x 270). Uma exibição de quem amassa. Atropela. Passa por cima. Seja na Recopa, no Carioca ou na Libertadores.

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here