30% dos casos de câncer podem ser evitados

Os cânceres ainda são responsáveis pela morte de milhões de pessoas. Entretanto, o que muita gente desconhece é que cerca de 30% dos casos são preveníveis. Os fatores de risco podem estar no ambiente físico, herdados ou resultado de hábitos ou estilo de vida. A prevenção primária vem para impedir que o câncer se desenvolva e, para isso, é necessária a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras da doença.

“Temos atualmente um aumento progressivo da incidência de câncer na população. Esse aumento vai atingir 22 milhões de pessoas até 2030, com aumento de 50% ao longo dos anos. O principal motivo é que a população está envelhecendo com melhorias na saúde e vivendo mais. Existem tumores que são preveníveis, diminuindo o risco no caso dos tumores evitáveis pelo estilo de vida. Os principais fatores são tabagismo, responsável por mais de 10 tipos de tumor, e alimentação/obesidade”, explica o oncologista Danilo Fonseca.

b22a16ad-f801-4f69-b2a4-a534e4a796bc

O médico alerta que alimentação tem a mesma importância na prevenção que o hábito de fumar. “A ingestão de frutas e verduras diminui a incidência de câncer, principalmente o de intestino. Nós sabemos que o consumo de alimentos com conservantes, mal conservados ou enlatados aumenta a incidência de câncer de estômago. Tanto é que a incidência no Japão é altíssima, principalmente pela ingestão de alimentos crus, muitas vezes mal conservados”, ele conta.

A obesidade, ligada a maus hábitos alimentares, também é um fator de risco. Isso porque, além de o consumo de gordura aumentar a incidência de câncer de mama, ovário e colo do útero, a gordura corporal é responsável pelo aumento dos níveis de estrogênio, influenciando no risco de cânceres de mama e endométrio.

“Como medida educativa, temos que manter o peso adequado com a prática de atividade física ajuda a diminuir a incidência de câncer. Além dos fatores principais, há outras formas de prevenção, como a vacina contra o HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, de pênis, de canal anal e de orofaringe. Também há a vacina contra Hepatite B, que pode provocar cirrose e câncer de fígado. Deve-se praticar o sexo seguro, com a utilização de preservativo. O HIV diminui a imunidade do corpo e faz com que o paciente esteja mais suscetível ao surgimento do câncer. A imunidade, além de proteger contra infecções, também protege contra a doença”, o oncologista orienta.

Segundo o médico, se cerca de 30% dos cânceres estão relacionados a maus hábitos e estilo de vida, apenas 5 a 10% se dão por fatores hereditários. “O restante é aleatório. Não há explicação, acontece de forma randômica, que não se explica por fatores ambientais ou hereditários. São esses que, infelizmente, não há como fazer a prevenção primária, apenas o diagnóstico precoce”, Danilo afirma.

Por Mayara Valença/meionorte.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here