Aconteceu na noite desta quinta-feira(06), a sessão para eleição dos cargos de primeiro e segundo secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Valença do Piauí.
Por 8 votos a favor da Vereadora Edilza do Vale (PP), e 3 a favor da Vereadora Lívia Nogueira(PT), Edilza do Vale derrotou a petista e assumiu a vaga de 1° secretaria na mesa diretora, que antes era ocupada pelo Vereador Leilivan Martins que se afastou para assumir a Secretaria Municipal de Cultura.

Sob muita tensão e alfinetadas, a sessão teve que ser interrompida por várias vezes, o que ficou bem claro que esses quatro anos o poder legislativo municipal de Valença do Piauí vai oferecer momentos de grandes embates e ações judiciais devido o nível técnico de interpretações dos atos legais com que rege o regimento interno e a Lei Orgânica Municipal.
A Vereadora Walmaria Moura foi uma das que se destacou com prerrogativas de mandato e forte conhecimento das leis.
A vereadora Iris Moreira tratou a vereadora chamando&a de “Suplente “, onde a mesma respondeu ao afirmar que era suplente e com muita gratidão ao povo valenciano e que tomou posse nos trâmites que a lei lhe assegura, e que por tanto “Vão ter que me engolir”, afirmou a vereadora Walmaria Moura.
A criação das comissões foi o alvo do acalorado momento tenso, sob a interpretação da Lei que os suplentes não poderia votar e nem fazer parte das comissões, onde a Vereadora Ellén Costa retrucou as Vereadoras de oposição ao afirmar que a Lei Orgânica Municipal assegura o direto dos suplentes hora vereadores poderem votar e que estavam certos de que só não poderiam fazer parte da comissão, o que levou as vereadores de oposição ao desespero.
A vereadora Edna Quaresma ficou de apresentar uma “Moção de Aplausos”ao Comando do 23° Batalhão de Polícia Militar que saiu do comando e para o que assumiu o comando atualmente, e o vereador Chico do Major que deixou de apresentar requerimentos em favor das comunidades valencianas..
Pelo visto, será uma novela com vários capítulos, onde as leis serão interpretadas de várias formas e, ações judiciais lotaram a mesas do judiciário e a quebra de decoro parlamentar poderá levar até a cassação de mandatos. Aguardemos os próximo capítulos e como se comportarão os atores e atrizes. De uma coisa podem ter certeza, será cada cena gravada pelas câmaras das tvs e câmaras internas daquela augusta casa onde os textos só aparecerão na ponta da caneta, e pela altura do muro, vamos assistir de pé.







