Aconteceu nesta quarta-feira (08) um encontro preparatório para o evento Diálogo pelo Piauí, promovido pelo Governo do Estado e que será realizado neste fim de semana em Valença do Piauí, reunindo representantes de todos os municípios do território do Vale do Sambito. O momento teve como objetivo instruir e tirar dúvidas de como devem ser organizadas, pensadas as propostas que serão apresentadas no dia do evento.
Entre as pautas levantadas durante a reunião, foram citadas a reabertura da UESPI com cursos presenciais em Valença, o que beneficiaria estudantes de todo o território, e a implantação de um centro de hemodiálise para atender pacientes renais que necessitam deste serviço de saúde.
O técnico da Diretoria de Planejamento da CEPLAN, David Veras, explicou a importância da mobilização. “As reuniões que nós estamos fazendo durante essa semana é para mobilizar a população do território Vale do Sambito para as duas etapas do Diálogo pelo Piauí que vai acontecer aqui na sexta e no sábado, as oficinas de planejamento participativo, onde a população, através de uma escuta ativa, vai construir as políticas públicas adequadas, alinhadas às demandas locais”, destacou.
Ele também falou sobre o momento em que as propostas serão apresentadas ao governador. “Na plenária com o governador, que será no sábado, às 9h15, essas propostas que foram elaboradas e priorizadas serão expostas no palco cara a cara com o governador”, pontuou.
David Veras ainda detalhou como as propostas são construídas: “São os sete eixos, como já mencionei, saúde, infraestrutura, meio ambiente, desenvolvimento socioeconômico, segurança, redução das desigualdades e educação. Então, cada uma dessas serão discutidos os temas condizentes àquele eixo, e a população, mais do que ninguém, sabe quais são os problemas que vocês enfrentam. Então, é um momento importantíssimo, nós já estamos vindo para o nono território, no total de 12, e vem sendo um sucesso. Tem tido grande aprovação, as propostas têm sido bem elaboradas e bem recebidas pelo governador”, contou.
Participaram do encontro secretários municipais, vereadores e técnicos do município, reforçando o engajamento regional na construção coletiva de políticas públicas para o desenvolvimento do Vale do Sambito.

V1






