Valença abre Semana Nacional do MEI com palestra sobre licitações e rodada de negócios

Valença deu início, nesta segunda-feira (26), à programação da Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), com uma série de atividades voltadas para quem já empreende ou deseja formalizar seu negócio. A abertura contou com a palestra “Participação em Editais de Licitação: Aspectos Práticos”, ministrada pela advogada e agente territorial do Sebrae, Dra. Yana Moura.

 

Além da palestra, foi realizada uma roda de negócios, reunindo representantes do Cred Amigo do Banco do Nordeste e o gerente da Caixa Econômica de Valença, que apresentaram as principais linhas de crédito disponíveis para os microempreendedores.

O analista de sistema do Sebrae, Felipe Vieira, destacou a importância dessa mobilização para fortalecer o empreendedorismo local. “Estamos fazendo várias ações, alguns municípios como aqui em Valença, hoje sobre o tema de licitações com a Yana, hoje estivemos aqui em municípios vizinhos, falando sobre formalização”, afirmou.

 

Ele complementou ressaltando a atenção dedicada aos microempreendedores. “O MEI é o público-alvo que o Sabrae mais atende hoje em dia e merece realmente essa atenção, merece essa atenção especial, merece ações voltadas exclusivamente para eles, como essa semana, que foca realmente no MEI, além também da participação de pessoas que querem vir a se formalizar, futuros microempreendedores individuais”, disse.

 

A agente territorial do Sebrae, Aline, também refletiu sobre a importância da informação no processo de formalização dos negócios. “Hoje nós tivemos aqui em Valença uma rodada de negócios, e uma das falas que o gerente da Caixa Econômica apresentou foi exatamente esse questionamento, sobre a resistência que se tem na formalização, mas ao mesmo tempo talvez na falta de informação, porque muitas vezes o que pode impedir ou trazer essa resistência é realmente a falta de informação que é necessário”, explicou.

 

Ela reforçou ainda que muitos temores são infundados e que a formalização traz benefícios. “Que as pessoas busquem essas informações a fim de identificarem que não existe perca de auxílios, mas desde que observe os limites. Os limites que são permitidos na declaração do imposto de renda com relação àquela comercialização que é realizada pelo microempreendedor individual. Dizer que o empreendedorismo, ele se destaca, é bastante importante para todas as pessoas independentemente de serem microempreendedores ou não, mas para os microempreendedores é interessante porque proporciona autonomia, independência”, ressaltou.

 

Durante sua palestra, Dra. Yana Moura enfatizou a importância do tema para a economia local. “O Sebrae está trazendo essa atividade, uma temática de suma importância sobretudo para que haja uma melhoria no desenvolvimento econômico local do município de Valença, município esse que faz parte do programa Cidade Empreendedora. Então a gente procurou hoje abrir a cabeça dos empreendedores locais para demonstrar que a administração pública é um mercado importante e sólido para que haja o fornecimento”, destacou.

Ela completou reforçando que esse é um mercado com grande potencial. “É um mercado viável, é um mercado estável, que a gente pode fazer essa contratação desses microempreendedores locais”, frisou.

 

A secretária de Trabalho e Emprego de Valença, Patrícia Nunes, também destacou o papel da parceria entre o poder público e o Sebrae na realização do evento. “Todos os anos aqui no nosso município de Valença, através da nossa parceria da prefeitura, juntamente com o Sebrae, sala do empreendedor, secretaria de trabalho e emprego, realizamos, comemoramos \[…], com uma roda de negócio, onde tivemos presente o gerente da Caixa Econômica aqui de Valença, também tivemos a Simone Lima que é a coordenadora do Créd Amigo, onde foi falado sobre a linha de crédito principalmente voltado para o microempreendedor individual. E também a palestra aspecto prático em Licitação Pública, com a doutora Iana Moura”, disse.

 

Patrícia também comemorou a participação do público. “É um prazer imenso a gente estar realizando esse evento cheio de conhecimento, e o público também ter essa oportunidade de estar participando, de adquirir conhecimentos, porque conhecimentos nunca é demais”, afirmou.

A programação da Semana do MEI em Valença segue com outra atividade, que será uma palestra voltada para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), conduzida pela administradora e professora Mauricelia Sousa, com o apoio da Sala do Empreendedor.

Por V1

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here