O comandante-geral da Polícia Militar do Piauí (PMPI), coronel Scheiwann Lopes, oficializou, por meio da Portaria Nº 34, de 27 de janeiro de 2025, a nomeação do tenente-coronel Francisco de Assis Dias Vieira Sobrinho como o novo comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar de Valença do Piauí. Ele substituirá o tenente-coronel Jairo Oliveira, que assumirá o cargo de chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa.
A confirmação do nome do tenente-coronel Assis, que estava no 14º BPM de Oeiras, encerra uma disputa acirrada pelo cargo nos bastidores. Na semana passada, o Portal V1 abordou a disputa, apontando que o cargo era disputado pelo coronel Assis e pelo major Gilson, que foi designado para assumir o 11º BPM de São Raimundo Nonato.
Os defensores do tenente-coronel Assis defendiam seu perfil administrativo mais interno, que contribuiria significativamente para a organização da companhia. Por outro lado, os defensores do major Gilson argumentavam que seu perfil mais operacional seria importante para coibir ações criminosas, devido à sua experiência em campo.
A nomeação do comandante Assis também beneficiará o atual subcomandante, major Santos, que deve permanecer no cargo. Caso o major Gilson fosse indicado, a questão hierárquica exigiria o deslocamento do subcomandante para outra cidade.
Com a saída do tenente-coronel Assis de Oeiras, o posto será ocupado pelo tenente-coronel Lindomar Felix dos Santos. A passagem de comando será em Teresina nesta terça por decisão do comandante-geral. Geralmente a passagem de comando é feita no município como uma forma de apresentação do novo comandante a tropa e para a sociedade.
V1