
Ao tomarem conhecimento de que o dinheiro referente ao pagamento de salários do mês de Dezembro está em conta desde o último dia 31 daquele mês, os Agentes Comunitários de Saúde de Valença do Piauí cobraram do Prefeito Marcelo Costa (PP) o cumprimento dos pagamentos como manda a lei.
Segundo a categoria, o gestor não pode mais alegar que o dinheiro sumiu, como vem justificando sobre outros recursos, pois ao verificarem os extratos de contas bancárias da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Valença foi confirmado que os valores creditados para pagamento dos ACS’s estão em conta desde o dia 31 de dezembro. Portanto, os vencimentos dos profissionais já deveriam ter sido efetuados nos primeiros dias de janeiro.
O gestor também não pode mais usar da desculpa de que não possui as chaves de acesso às contas, como alegou a Secretária de Governo, Íris Moreira, pois já houve tempo mais que suficiente para a liberação das mesmas e a categoria já tomou conhecimento de que elas foram liberadas pelo banco ainda no início da nova gestão.
Íris Moreira, ao ser questionada sobre os pagamentos, se comprometeu, em nome do Prefeito Marcelo Costa, a efetuá-los ainda durante a semana passada o que não ocorreu.
Diante do conhecimento por parte da categoria de que as referidas chaves de acesso foram liberadas desde o início da gestão e do não cumprimento dos pagamentos na sexta-feira (22), como foi prometido pela Secretária de Governo, Íris Moreira, os Agentes Comunitários de Saúde exigem o pagamento imediato de seus salários, cujo atraso já tem mais de 20 dias.
Procurados mais uma vez, a nova alegação é de que a conta em que está depositado o dinheiro dos Agentes Comunitários de Saúde está bloqueada por conta de ação judicial ajuizada pelo Ministério Público. No entanto, a categoria entende como mais uma forma de protelar os pagamento, pois ao consultar advogados ficou entendido que se o bloqueio judicial no valor estipulado pela justiça já havia ocorrido, não há de falar em bloqueio de recursos que entraram posterior a essa data.
Marcelo Costa (PP) que apesar de ter assumido a Prefeitura de Valença do Piauí pela primeira vez, prometendo não atrasar os salários dos servidores, sejam eles efetivos ou comissionados, fornecedores e outros prestadores de serviços, ainda não conseguiu sequer montar toda sua equipe de governo. Algumas secretarias seguem sem comando, enquanto a de Governo, comandada pela ex-vereadora Íris Moreira, vem assumindo o papel que é de fato e de direito do Prefeito que até o momento tem assumido um papel de coadjuvante na sua própria gestão.
A categoria dos Agentes Comunitários de Saúde prometem fazer manifestação em frente à Prefeitura, caso os seus salários não sejam creditados ainda essa semana.
De acordo com os representantes da categoria, o Prefeito Marcelo Costa, através da Secretária de Governo, Íris Moreira, pediu mais um prazo que se encerra hoje, quarta-feira, para realizar os pagamentos dos Agentes de Saúde.
Fonte: Manchete Piauí






