Na tarde de ontem, 11/05, o prefeito Marcelo Costa foi vítima de crime cometido por meio de ambiente cibernético.
A princípio, o prefeito constatou que criminoso hackeou a sua conta do whatsapp e passou a pedir valores em dinheiro a seus amigos e familiares, fingindo ser o prefeito.
Após perceber o crime, o prefeito Marcelo entrou em contato telefônico com o delegado Maycon Braga e foi orientado a comparecer a Delegacia de Valença, para apresentar o aparelho celular.
Na delegacia, ao analisar o aparelho celular, a Polícia Civil constatou que o prefeito Marcelo foi vítima do golpe conhecido como SIM Swap. No caso específico, o criminoso conseguiu transferir para si o número de telefone do prefeito, e a partir disso teve acesso ao whatsapp do prefeito.
Constatado o crime, a Polícia Civil prestou o atendimento correto ao prefeito, entrando em contato com o suporte do whatsapp para bloquear a conta e orientando o prefeito a entrar em contato com a sua operadora de telefonia para bloquear o seu número de telefone.
O pronto atendimento prestado pela Polícia Civil tirou do criminoso o controle sobre o whatsapp e linha de telefone do prefeito Marcelo, e impediu que o criminoso obtivesse dinheiro dos familiares e amigos.
A Polícia Civil de Valença coloca-se a disposição da sociedade para atender a demanda de crimes cibernéticos.
Fonte da informação: Policia Civil de Valença do Piauí.