Diário do Sambito

Operação prende suspeito de planejar sequestro de crianças em escolas no Piauí

Em nova fase da Operação Carcará, a Polícia Federal prendeu na manhã desta segunda-feira (22) um homem suspeito de planejar sequestro e estupro de crianças e adolescentes em escolas na zona Sudeste de Teresina.

 

Segundo a PF, o investigado, ao longo dos anos, adquiriu, possuía, armazenava, produzia e compartilhava vídeos e imagens contendo material de violência sexual infanto-juvenil.

 

A investigação da Polícia Federal apontou que o homem planejava utilizar medicamentos para facilitar a ação criminosa, mas não chegou a realizar os sequestros. Agora, ele pode responder por produção, posse e compartilhamento de material contendo violência sexual contra crianças ou adolescentes, assim como por eventual crimes caso sejam identificados posteriormente.

 

De acordo com a PF, no ano de 2025, o Piauí alcançou número recorde de operações voltadas ao enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil, com mais de 20 deflagrações, focadas na identificação de criminosos e no resgate de vítimas. O resultado decorre do esforço concentrado das duas unidades da Polícia Federal no estado, aliado à capacitação contínua de seus servidores.

 

PF alerta para monitoramento

A Polícia Federal alerta aos pais e aos responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais.

 

“Conversar abertamente sobre os perigos do mundo virtual, explicar como utilizar redes sociais, jogos e aplicativos de forma segura e acompanhar de perto as atividades online dos jovens são medidas essenciais de proteção. Estar atento a mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou segredo em relação ao uso do celular e do computador, pode ajudar a identificar situações de risco”, afirma a PF.

A PF também recomenda a ensinar às crianças e adolescentes como agir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais, reforçando que podem e devem procurar ajuda.

 

“A prevenção é a maneira mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes, e a informação continua sendo um instrumento capaz de salvar vidas”, finaliza a PF.

Cidade Verde