O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), em Teresina (PI), hoje atende 71 pacientes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). O número é maior do que o de vítimas de acidentes de trânsito em tratamento no local – hoje 49. Os dados são usados para reforçar a prevenção, principal objetivo da campanha Pense Bem AVC, iniciada nesta semana.
Fabiana Gomes, enfermeira que faz parte do projeto Pense Bem AVC, participou do Cidade Verde Notícias desta terça-feira (17) e acrescentou que os pacientes de AVC possuem sequelas variadas. “Quanto maior a demora para procurar atendimento, maior o risco de sequelas”, disse a especialista. Até hoje, 890 pessoas já deram entrada no Ceir vítimas de AVC.
O tempo que o paciente com AVC tem para ser atendido é de três horas e meia. Ao notar qualquer um dos sintomas, é preciso agir rápido. Dormência de um dos lados do corpo, fala de maneira desordenada, dor de cabeça localizada e inconsciência são sinais de que pode ter ocorrido um acidente vascular cerebral.
cidadeverde.com