Diário do Sambito

Medidas de enfrentamento ao tarifaço serão finalizadas ainda nesta quarta, diz Haddad

Dia do anúncio, entretanto, caberá ao Palácio do Planalto definir. Tarifaço imposto pelo governo Trump ao Brasil começam a valer nesta quarta-feira (6). EUA impôs uma sobretaxação de 50% sobre produtos brasileiros.

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (6) que a pasta deve encaminhar para aprovação do Planalto, nas próximas horas, as medidas de proteção a setores afetados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

 

O dia do anúncio, entretanto, caberá ao Palácio do Planalto definir, acrescentou Haddad. Segundo ele, serão definidas ações para cada empresa.

 

“[As medidas de proteção dos setores] Saem hoje aqui da Fazenda. Ontem, tivemos uma reunião com o presidente para detalhar o plano. Tem um relatório que vai chegar do MDIC [Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços] nos relatando empresa por empresa. (…) Só na regulamentação e aplicação da lei que vamos ter que fazer uma análise mais setorial, CNPJ a CNPJ”, afirmou Haddad.

Ele antecipou que as ações do governo visam proteger, principalmente, as pequenas empresas e que, entre elas, haverá linhas de crédito com juros subsidiados (menores).

“Vamos ter o plano muito detalhado para começar a atender, sobretudo, aqueles que são pequenos e não têm alternativas à exportação para os EUA, que é a preocupação maior do presidente: o pequeno produtor”, disse o ministro da Fazenda.

globo.com