Diário do Sambito

Instituições promovem I Seminário Internacional sobre Drogas no Piauí

Acontece durante os dias 20 e 21 de julho, no auditório do Centro de Formação Antonino Freire, Zona Norte de Teresina, o I Seminário Internacional Sobre Drogas no Piauí (SisDPI). Com o tema “Drogas: Recuperação, Descriminalização, Educação, Direitos Humanos e Políticas Públicas”, o evento é uma ação coletiva da Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro, filiada à Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas (Confenact), Governo do Estado, Prefeitura de Teresina e outros atores sociais que trabalham no combate às drogas e no apoio a pessoas em busca de reabilitação.

Segundo Djane Machado, assistente social da Casa do Oleiro, o objetivo do encontro é promover um amplo debate envolvendo profissionais e usuários dos serviços socioassistenciais, pesquisadores, estudantes e outros atores sobre pesquisas feitas sobre o tema. Além disso, o encontro será um momento de ouvir testemunhos de superação de quem venceu o uso abusivo de drogas.

“Vamos envolver principalmente o eixo da educação, pois é um tema muito debatido e suscitado nas escolas. É um momento para discutirmos todo o assunto, de maneira bem ampla mesmo, envolvendo vários autores sociais que lutam no combate às drogas no Estado. Teremos a participação de dois palestrantes internacionais que trarão seu testemunho de vida. Falarão sobre como venceram o vício e divulgarão informações como os perigos do uso abusivo de drogas, além das formas de combate e prevenção”, explicou.

Os palestrantes internacionais fazem parte da Foundation for A Drug Free World, uma rede mundial de voluntários que têm ajudado pessoas em todo o mundo, através de materiais e atividades educativas, a aprenderem sobre os efeitos destrutivos das drogas e decidir por elas próprias a deixarem o vício.

Além de grupos de discussão, palestras, oficinas e mesas-redondas para aprofundamento do tema, realizadas durante o turno da manhã, alunos de instituições de ensino superior e profissionais apresentarão trabalhos na modalidade de comunicação oral no período da tarde, nas salas de workshop.

As inscrições custam R$ 20 + 1kg alimento e podem ser feitas no site do evento https://assebepi.wixsite.com/sisdpi.

A Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro, principal promotora do evento, há mais de seis anos oferece apoio, recuperação e reabilitação a usuários e familiares que sofrem com as consequências do uso abusivo e dependência do álcool, crack e outras drogas.

meionorte.com