Diário do Sambito

I Feira Literária de Valença atrai grande público e encerra com Orquestra Sanfônica de Teresina

A Prefeitura de Valença do Piauí, através da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (17), a I Feira Literária, dentro da programação em comemoração aos 263 anos do município. O evento movimentou a cidade com atividades culturais durante todo o dia, incluindo exposição e vendas de livros, palestras, premiações para os alunos, apresentações das escolas municipais e, à noite, o encerramento com destaque para as apresentações culturais dos colégios e da Orquestra Sanfônica de Teresina.

 

A secretária de Educação, Iara Costa, ressaltou a importância da realização. “Eu estou muito feliz em realizar a primeira Feira Literária de Valença, para mim foi um marco na minha vida, na vida do povo de Valença, das crianças, para mim foi maravilhoso, eu não esperava esse sucesso, mas estou muito feliz por esta feira, por todos os conhecimentos aqui adquiridos.”

Ela também destacou o apoio da gestão municipal. “Muita gente aqui presente, só quero agradecer ao nosso prefeito, Marcelo Costa por todo o apoio que tem dado a nossa educação, dizer que a feira foi maravilhosa e que nós estamos aqui para trabalhar cada vez mais pela educação do nosso município.”

 

O professor e historiador Antônio José reforçou o valor cultural da iniciativa.

 

“Um momento muito especial para a Valença. Primeiro, estão ocorrendo as atividades alusivas aos 263 anos de emancipação política de Valença, e nada melhor do que comemorar o aniversário da cidade com a cultura, com a história e agora, principalmente, com a literatura, onde são abordados temas de escritores locais, com temas locais, com o público que quer saber porque o nosso destino é a criação da nossa identidade cultural, a nossa identidade literária”, disse.

 

Ele ainda parabenizou a realização da feira que é um marco para o município. “Quero parabenizar a secretária Yara Costa por ter tido essa oportunidade, coragem de enfrentar um trabalho de tamanha grandeza, e ao prefeito municipal por estar promovendo este grande evento. Então, Valença ganha com isso porque nas comemorações dos 263 anos de emancipação política, pelo que a gente vê, além da participação dessa criançada, desses novos escritores aqui de Valença, que talvez seja a grande surpresa e o grande nicho desta feira literária.”

 

Professor Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, também elogiou a ação.

 

“Quando as pessoas se unem para aproximar, sobretudo, crianças do universo do Livro da Leitura, é uma prova de compromisso com a cidade, de compromisso com a arte, com a cultura, e, principalmente, o compromisso em tirar a cidade do isolamento cultural. Então, eu acho que essa iniciativa é uma iniciativa que merece ser abraçada por todos. Quero parabenizar a Secretária da Educação, a Iara e, mais do que isso, quero parabenizar a cada professora, a cada professor que, no dia a dia, trabalham com as crianças em sala de aula”, elogiou.

 

Ele frisou ainda reforçou a necessidade de mais momentos como esse. “A história da minha cidade é algo que me anima muito e eu fico muito feliz em estar aqui hoje, observando, participando, vendo esses estandes, a manifestação das crianças, dos adolescentes, que tira, como eu disse no início, a cidade do isolamento cultural. Então, precisamos cada vez mais de eventos como esse.”

 

A escritora e cordelista valenciana Luísa Maria também celebrou o momento.

 

“Um momento extremamente especial para a nossa cultura, para a nossa literatura. Então é parabenizar a Secretaria de Valença por esse momento de enriquecimento da nossa cultura, da nossa história e, claro, das nossas escritas. Quando a gente traz escritores piauienses, as nossas crianças elas já sentem esse contato com a própria cultura e com a própria história, e só tem a enriquecer tanto as nossas práticas como professores, como também refletir no aprendizado das nossas crianças.”

 

A I Feira Literária de Valença foi considerada um grande sucesso, ocupando o dia inteiro com atividades educativas e culturais, e encerrando em grande estilo com apresentações artísticas das escolas e da Orquestra Sinfônica de Teresina. O evento deixa como legado a valorização da leitura, da identidade cultural e da participação da comunidade na construção de uma cidade cada vez mais rica em conhecimento e arte.