Polícia Federal cumpre mandados no gabinete dele, na Câmara dos Deputados. Segundo as investigações, organização criminosa é suspeita de desvio de emendas e fraudes em contratos para custear campanhas.
Por Fábio Amato, Fernanda Vivas, TV Globo e g1 — Brasília

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta terça-feira (8), mandado de busca e apreensão na Câmara dos Deputados, no âmbito de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa acusada de fraudes e desvio de recursos públicos no Ceará.
Um dos mandados está sendo cumprido no gabinete do deputado federal Júnior Mano (PSB-CE).
Endereços ligados ao parlamentar em Brasília e no Ceará também são alvos de buscas, além de propriedades de outros cinco investigados.
A investigação, que tramita sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), apura o desvio de recursos públicos por meio de emendas parlamentares e fraudes a licitações envolvendo municípios cearenses.
Em nota, a equipe de assessoria informou que o deputado “não tem qualquer participação em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos” (leia na íntegra mais abaixo).

Deputado Júnior Mano em comissão da Câmara, em 12/04/2023 — Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados






