Quaest, 1º turno: Flávio é 2º em todos os cenários; Ratinho chega a 13% e Tarcísio, a 10%

Em todos os cenários, Lula terminaria o 1º turno à frente, com percentuais que vão de 34% a 41%, em disputa contra sete candidatos.

Por Redação g1 — São Paulo

O presidente Lula (PT) lidera em todos os cenários de 1º turno simulados em pesquisa divulgada pela Quaest nesta terça-feira (16). O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece em segundo lugar nos seis cenários pesquisados.

 

📋Esta é a primeira pesquisa realizada sem o nome de Jair Bolsonaro desde que o ex-presidente indicou o filho senador como candidato à presidência em 2026. O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

 

O governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 13% num cenário em que disputasse com Lula (que teria 39%), Flávio (que teria 23%), Renan Santos (2%) e Aldo Rebelo (2%).

 

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teria 10% no mesmo cenário (Lula teria 41%; Flávio, 23%; Renan, 2%; e Aldo, 1%).

 

No mesmo cenário, Romeu Zema (Novo), governador do Minas Gerais, teria 6% (Lula, 39%; Flávio, 27%; Renan, 2%; Aldo, 2%).

 

Ainda no mesmo cenário, Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás, teria 4% (Lula, 39%; Flávio, 27%; Renan, 3%; Aldo, 2%).

 

A Quaest também simulou um cenário em que Lula disputa a reeleição contra seis adversários. Veja os números

 

Lula: 37%

Flávio: 23%

Ratinho: 11%

Zema: 4%

Caiado: 3

Renan: 1%

Aldo 1%

Há, ainda, um cenário em que Lula disputa contra sete adversários. Veja os números

 

Lula: 34%

Flávio: 21%

Ratinho: 12%

Ciro: 8%

Zema: 4%

Caiado: 2%

Renan: 1%

Aldo: 1%

Cenários de 2º turno

No segundo turno, Lula venceria todos os adversários traçados. Veja os números abaixo:

 

Lula X Flávio Bolsonaro

 

Lula X Tarcísio

Contra Ratinho Júnior (PSD), Lula também aparece com 45%, ante 35% do adversário.

 

Na disputa com Ronaldo Caiado (União), Lula marca 44% contra 33%.

A pesquisa mostra também que:

Aprovação de Lula

A pesquisa mostra também que Lula é desaprovado por 49% dos eleitores e aprovado por 48%.

 

Os números representam empate técnico – mesmo cenário registrado no levantamento anterior, de novembro, quando 50% desaprovavam e 47% aprovavam.

 

A pesquisa revela ainda que caiu o percentual de pessoas que acham que a economia piorou (de 43% para 38%, e cresceu a de pessoas que acham que ficou mais fácil conseguir um emprego (de 39% para 44%).

 

A fatia de pessoas que acham que Lula deve se candidatar subiu; e a dos que acham que não deve oscilou quatro pontos para baixo, no limite da margem de erro.

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here