Foto: Gabriel Paulino

O governador Rafael Fonteles (PT) apresentou, nesta terça-feira (9), em Brasília, o SoberanIA, sistema de inteligência artificial desenvolvido pelo Governo do Piauí e que se torna o maior modelo de linguagem da língua portuguesa validado para uso comercial, com 350 bilhões de tokens treinados. O lançamento acontece durante o Encontro Nacional de IA Soberana, que reúne Governo Federal, estados, indústria e pesquisadores para discutir a construção de uma infraestrutura pública de IA no país.
Desenvolvido integralmente com dados brasileiros e hospedado em supercomputador instalado na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), o SoberanIA é a primeira inteligência artificial pública criada no Brasil com base 100% em português e integrada ao Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
O governador Rafael Fonteles reforçou que o projeto coloca o Piauí como referência nacional em tecnologia e abre caminho para que o país reduza sua dependência de soluções estrangeiras no setor.
“O que o Piauí desenvolveu nessa linguagem de inteligência artificial agora vai ser apresentado neste fórum em Brasília para que ministérios, estatais e acadêmicos do Brasil inteiro conheçam o projeto. É todo em português, feito por pesquisadores brasileiros, e passa a contar com infraestrutura nacional soberana, de propriedade do poder público”, afirmou.
O gestor também destacou que a tecnologia já ultrapassa as fronteiras estaduais. “O SoberanIA hoje rompe as fronteiras do Piauí e chega ao Brasil, porque essa é uma ação que tem impacto em todo o país”, comentou.
IA para serviços públicos mais rápidos e inclusivos
Questionado sobre os efeitos do investimento em IA no desenvolvimento do estado, o governador enfatizou que a prioridade é melhorar a vida do cidadão.
“O que nós esperamos é, sobretudo, a melhora da prestação do serviço público. A IA permite serviços mais eficientes, com mais inclusão, agilidade e precisão. No Piauí, é um investimento que já mostra resultados na Saúde e na Segurança Pública, por exemplo.”
O SoberanIA já está em uso nos serviços Piauí Oportunidades (plataforma que conecta jovens a cursos, vagas e empresas) e B.O. Fácil, que permite registrar ocorrências pelo WhatsApp. Em implantação estão o chatbot do portal Gov.pi Cidadão e o assistente da Secretaria da Educação (Seduc), que apoiará professores na criação de questões, atividades e materiais didáticos.
Cidade Verde.com






