Exibição do filme “MARIAS” chamou atenção do público presente

Aconteceu no último domingo 1º de dezembro às 16h00, a exibição do filme “MARIAS”, que conta a historia de “Maria Prestes”, a segunda esposa do Cavaleiro da Esperança Luis Carlos Prestes. O filme aborda o protagonismo outras Marias, numa viagem entre o Brasil e a Rússia, onde cada Maria, protagonizou sua história de luta em prol do bem comum. Ludmila Curi, assina a produção do filme.

 

Dona Maria Prestes, visitou Valença do Piauí por duas vezes, em abril de 2014 e janeiro de 2017. Na ocasião, fez lançamento de um livro. Visitou, os locais por onde seu esposo havia passado: espaço onde existia a Casa do Sr Gil Marques, Casa do Cap Cineas Veloso, onde Carlos Prestes, passou três dias, o Sobrado de Séo Mira(atual Quartel de Policia), a Praça Pereira Caldas, onde ocorreu um atrito entre (Alzira membro da Coluna Prestes e a Valenciana Raimunda).

O Bairro Lavanderia, onde até o dia 18/10/2018 existia uma Cruz símbolo, pois nas imediações do espaço ocorreu o conflito entre os membros da Coluna, sob a liderança de Luís Carlos Prestes, com a tropas do governo federal sob o comando do Cel João Nunes. Do conflito morreram cinco membros da Coluna Prestes, três no espaço onde existia a cruz e dois no espaço, onde atualmente tem duas casas bem próximas ao prédio da lavanderia publica próximo a rua Amadeu Soares.

 

A visita de Dona Maria foi concluída em 2014 frente ao Cemitério São Benedito, próximo a calçada onde tem um cajueiro. Dona Maria Prestes, estava acompanhada de sua filha Mariana Prestes e uma amiga Profa Edna Calheiros.

10 anos depois, sua filha Mariana Prestes, sua amiga Profa Edna Calheiros, retornam a Valença do Piauí, juntamente com a Produtora do Filme “MARIAS” Ludmila Curi. O retorno foi neste domingo 01/12/2024 no Auditório Profa Maria dos Prazeres Pereira, da Secretaria Municipal de Educaçao, que teve o apoio da Secretária de Educação, Professora Iara Costa.

 

O público que compareceu gostou e no final a produtora Ludmila Curi, Mariana Prestes, Prof Edna Calheiros, responderam perguntas do público presente juntamente com o Professor Historiador, Antônio José Mambenga, que tem artigo publicado sobre a Passagem da Colunas Prestes por Valença do Piauí.

O público que compareceu era bem eclético, tinha jovens, como a acadêmica de Psicologia Iara, Maria Luiza e Dona Helena Torres com seus 100 anos. Convém dizer que tivemos a mediação da professora Mauricelia Sousa Assessora de Comunicação da Prefeitura de Valenca do Piaui e os trabalhos técnicos de André Henrique.

 

“Em síntese, uma boa produção e Valença se ufana por fazer parte do rol das cidades piauienses, do Brasil e do mundo onde o filme será exibido. A cultura de um povo é grande quando cada um faz sua parte“, disse o professor historiador Antônio Mambenga.

Por: Redação Valencaonline.com /Colaboração: Professor Antônio José mambenga

Fotos: Valencaonline.com / Crédito Redação

 

COMPARTILHAR

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here